sexta-feira, 27 de março de 2015

Páscoa: Como escolher seu chocolate

Apesar dos mitos, o chocolate pode ser incluído em uma alimentação equilibrada, trazendo diversos benefícios nutricionais. Ele contém duas substâncias estimulantes: a teobromina e a cafeína, que auxiliam no fornecimento energia, melhoram o humor e atividade cerebral. Além disso, também é um precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de prazer e calma, podendo auxiliar no combate da depressão e ansiedade. Também é importante lembrar que o chocolate (principalmente o amargo) contém flavonoides denominados de catequinas, com propriedades antioxidantes que são importantes no combate do envelhecimento e proteção cardiovascular.
Mesmo com essas vantagens, é preciso ficar atento. O chocolate é altamente calórico, possuindo alto índice glicêmico, sendo que algumas pessoas podem ser sensíveis aos seus estimulantes, podendo apresentar problemas, como insônia, oleosidade cutânea, alergias, entre outros. Porém, caso seja ingerido na medida certa (cerca de 30 gramas ao dia do tipo amargo), os benefícios ultrapassam de longe os malefícios. Portanto se você é chocólatra e não vive sem uma barra de chocolate, opte pelo tipo amargo.
Conheça abaixo os tipos de chocolate e suas composições:
  • ao leite: massa e manteiga de cacau, açúcar e leite em pó
  • amargo: massa e manteiga de cacau de sabor acentuado e cor escura.
  • meio-amargo:massa e manteiga de cacau e açúcar, sem conter leite
  • branco: manteiga de cacau, açúcar e leite
  • diet ao leite: massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (adoçante artificial) e baunilha
  • branco diet: manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol, sacarina e baunilha.

Uma alternativa para quem não pode consumir cacau é a alfarroba, espécie de vagem que triturada. Além de não possuir glúten, é livre de lactose, tem baixo teor de gordura e o gosto é próximo ao do cacau. Pode ser encontrada em casas de produtos naturais, mas em termos de calorias não é muito diferente de um chocolate tradicional.
E para quem não quer sair da dieta e ainda matar a vontade de comer doces, uma boa alternativa são os chocolates proteicos.



Postado Por: Maria Kairone
Fonte: http://www.einstein.br/blog

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário