O consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares predispõe ao desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, além da diminuição da função imune. São pobres em vitaminas, minerais, antioxidantes e, ainda, podem se tornar um vício.
A compulsão por doces pode ocorrer quando há o consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares, causando um pico de glicose no sangue, que leva ao aumento dos níveis de insulina para a redução da glicemia. Essa redução causa o desejo por mais alimentos como açúcar e carboidratos refinados para o fornecimento de energia, gerando um círculo vicioso, que pode causar episódios de compulsão.
Outro motivo é que após a ingestão de açúcar há maior liberação de dopamina, que gera mecanismos compensatórios, similares aos das drogas ilícitas, causando comportamentos compulsivos.
Níveis baixos de serotonina (neurotransmissor relacionado ao bom humor) e a deficiência de nutrientes como magnésio, cromo e vitaminas do complexo B também podem estar relacionados com o desejo aumentado pelo consumo de doces.
Algumas dicas simples podem ajudar a controlar a compulsão por doces:
- Procure realizar de 5 a 6 refeições ao longo do dia, evitando permanecer mais de 3 horas seguidas sem se alimentar. Isso irá controlar seus níveis de glicemia e a fome.
- Consuma uma porção de oleaginosas antes do almoço: as oleaginosas são fontes de gorduras (insaturadas) que retardam a digestão. Consuma 1 punhado (30g) de nozes, castanhas, amêndoas ou pistache.
- Comece suas refeições principais com saladas: os legumes e as verduras são excelentes fontes de fibras, que retardam a liberação de açúcar no sangue, além de atuar como uma “esponja”, absorvendo parte da gordura ingerida e eliminando-a por meio das fezes.
- Inclua cereais integrais em suas refeições. São boas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Eles devem ser consumidos principalmente naquelas refeições em que há maior desejo por doces.
- O consumo de alimentos fontes de proteína, animal e vegetal, é importante para o aumento da saciedade e, assim, para diminuir a compulsão por doces.
- Evite o consumo de açúcares, doces, refrigerantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
- Pratique atividades físicas regularmente. Quando nos exercitamos, há liberação de substâncias que trazem a sensação de bem-estar.
Postado por: Juliana Peluzzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário