terça-feira, 10 de março de 2015

Tradicional Dupla: Arroz e Feijão


Prato típico da nossa culinária, o tradicional arroz e feijão é uma combinação perfeita, saborosa e muito nutritiva! No entanto, por ser fonte de carboidratos, a mistura de arroz e feijão é vista por muitas pessoas como a vilã da dieta, mas não é bem assim. Quando consumidos de maneira equilibrada, eles fornecem nutrientes e energia para que o nosso corpo funcione de maneira correta, além de promoverem a sensação de saciedade (regulando nosso apetite e auxiliando no emagrecimento), basta não exagerar no consumo!
Além disso, a mistura de arroz e feijão pode trazer muitos benefícios para nosso organismo, já que um complementa o outro. Essa combinação é fonte de carboidratos complexos; é rica em proteínas de origem vegetal; fornece boas quantidades de fibra alimentar, vitaminas e minerais; possui baixo teor de sódio; é livre de gordura saturada e rica em compostos bioativos.
Se você ainda não se convenceu dos benefícios dessa dupla (arroz e feijão) para nossa saúde, confira outros benefícios:
  • Arroz: esse alimento faz parte do grupo dos cereais, além de ser uma boa fonte de carboidratos. Oferece vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), muito importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, para o coração, olhos, pele, etc. Também possui fibras e metionina (aminoácido que auxilia a processar as gorduras e preservar a função hepática);
  • Feijão: é uma leguminosa e possui grandes quantidades das vitaminas B1, B2, B3 e B9. É fonte de minerais como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Além disso, possui o aminoácido lisina, essencial para nosso organismo (uma vez que nosso corpo não o produz, precisando ser obtido pela alimentação), contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para a restauração de tecidos.
Qual o melhor horário para consumir arroz e feijão?
O Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda que o consumo de arroz e feijão seja diário nas refeições como almoço e jantar, pois estes alimentos auxiliam na prevenção de doenças, além de contribuírem para o bom funcionamento do nosso intestino.



Postado Por: Maria Kairone
Fonte:http://www.natue.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário