sábado, 27 de agosto de 2016

QUAL É O SEU BIOTIPO?



Todos nós temos biótipos diferentes, uns possuem maior tendência para emagrecer e outros maior tendência para ganho de peso. Entender qual é o seu biótipo é fundamental para alcançar melhores resultados nos treinos. Por questões genéticas, algumas pessoas podem comer o que quiser e vão continuar no mesmo peso sem engordar um grama sequer. E também existem aquelas que vivem de dieta e se comerem alguma coisa a mais, o resultado aparece rapidinho na balança. Essas características existem devido aos biótipos genéticos.
Existem três tipos de biótipos:


ECTOMORFO
Pessoas com esse biótipo possuem metabolismo acelerado e, por isso, têm menor reserva de gordura. A pessoa ectomorfa geralmente é muito magra, com quadris e ombros menores, assim como a estrutura óssea. Têm em sua musculatura predominância de fibras musculares do tipo 1.
Os ectomorfos não possuem problema para emagrecer e apresentam muita dificuldade para ganhar massa magra, sendo necessário consumir alimentos hipercalóricos com alta qualidade nutricional aliados a treinos de maior intensidade. 

MESOMORFO

O mesomorfo é o meio termo entre o ectomorfo e o endomorfo. Nos homens, a característica predominante são os ombros mais largos do que o quadril, já no caso das mulheres é o inverso, o quadril é mais largo do que os ombros. Pessoas com esse biótipo genético tem maior predisposição ao ganho de massa muscular, conseguem atingir em um curto período de tempo significativos resultados de hipertrofia, definição e explosão muscular. Claro que isso não ocorre da noite para o dia, todos esses ganhos só são possíveis se for seguida uma dieta apropriada.
O mesomorfo deve adotar uma dieta balanceada e nutritiva, evitando alimentos de baixo índice nutricional. Fazer a ingestão de proteína e carboidratos com moderação durante o dia ajuda a intensificar os resultados. O mesomorfo deve dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, como legumes, grãos e frutas. Os mesomorfos possuem os dois tipos de fibras musculares: tipo I e II. 

ENDOMORFO

O biótipo endomorfo tem maior tendência ao acúmulo de gordura corporal, são pessoas de peso elevado e formas arredondadas, abdômen saliente, braços e pernas de proporção curta. O endomorfo é o contrário do ectomorfo, seu metabolismo é menor, o que define a maior capacidade de acúmulo de gordura. Esse biótipo possui predominância de fibras musculares do tipo II (músculos de contração rápida e força).
Pessoas com essas características têm maior facilidade em ganhar massa magra, em contrapartida possuem maior dificuldade em queimar gordura. Os endomorfos têm maior facilidade para praticar esportes que exigem força bruta, como é o caso do levantamento de peso.



Elaborado por: Thais Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário