A prática de exercício físico é essencial para manter a saúde, disposição e vigor, além de ser importante para se sentir bem consigo e o próprio corpo. O exercício só traz ganhos. Desde os benefícios metabólicos, como diminuição da pressão arterial, da gordura corporal e ganho de massa muscular, com consequente diminuição do peso, até a formação de novos neurônios, otimização de todos os órgãos e sistemas, além de melhora do sono.
Mas sua malhação pode ficar ainda melhor utilizando alimentos com propriedades funcionais. Os chamados alimentos funcionais são muito mais do que um modismo ou uma forma “marqueteira” dos produtores explorarem a atual preocupação do consumidor com a alimentação. Como o próprio nome diz, eles funcionam de verdade.
PRINCIPAIS ALIMENTOS FUNCIONAIS
Adotar uma dieta rica em funcionais ajuda a otimizar o treino. Quer tirar mais proveito desse tipo de alimento e não sabe bem por onde começar? A dica geral de consumo é:
- Frutas, verduras e legumes da época
- Alho, aveia, azeite de oliva, frutas e verduras em geral (folhas verdes, cenoura, pepino, beterraba, abóbora, abobrinha, limão, maçã, laranja, banana, pera, abacate, melão e mamão)
- Peixes marinhos (salmão, atum, sardinha)
- Produtos lácteos fermentados com lactobacilos vivos
- Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas e castanha-do-Pará)
- Semente de linhaça
- Soja
- Suco de uva
- Tomate
- Vegetais crucíferos (nabo, brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, agrião e folhas de mostarda)
Ainda tem dúvidas? Procure sua nutricionista funcional, que irá elaborar um plano alimentar funcional para complementar o seu treino.
Referência Bibliográfica
www.natue.com.br/natuelife
Elaborado por: Vivian Bichara Martinez
Nenhum comentário:
Postar um comentário