terça-feira, 20 de setembro de 2016

Proteína – Engorda ou emagrece?

Proteína –
 Engorda ou emagrece?


As proteínas são macronutrientes com diversas funções no nosso organismo.

No aspecto nutricional, elas são responsáveis pelo crescimento e reparo dos tecidos e manutenção da saúde em geral. Devemos consumir de 0,8g de proteínas por kilo de peso no mínimo ao dia. A medida que nos exercitamos, a quantidade de ingestão proteíca deve ser aumentada para reparar a massa muscular.

Benefícios das proteínas na sua dieta

Assim como os carboidratos, as proteínas fornecem 4kcal/g. A inclusão delas deve estar bem equilibrada para não ultrapassar a quantidade de calorias ideal. Importante ter em mente que as proteínas devem estar presentes em todas as refeições diárias. Um dos benefícios de incluí-las é diminuir o índice glicêmico dos carboidratos, evitando pico de insulina e assim ganho de peso. Com o controle da insulina, temos outros controles hormonais e assim o controle do peso.

Outro benefício de comer proteínas com frequência ao longo do dia é o aumento do trabalho de ingestão e assim o aumento do metabolismo, o que irá gerar mais queima calórica, maior gasto basal e assim perda de peso. A ingestão de proteínas também promove a sensação de saciedade, outro fator importante para o controle do peso.

Para aqueles que praticam atividades físicas, a ingestão diária de proteínas devem estar em torno de 2g a cada quilo de peso. A quantidade de proteínas totais devem estar fracionadas ao longo do dia para que, além dos benefícios citados acima, promover o balanço nitrogenado positivo e assim o ganho de massa magra.

O ganho de massa magra só ocorre quando a quantidade de proteínas ingeridas é maior que a quantidade de proteínas excretadas. Quando temos o ganho de massa magra, temos também o aumento do metabolismo e como consequência maior queima calórica, se acompanhada de uma boa dieta, grande parte dessas calorias serão queimadas das gorduras.

Portanto, não passa de um MITO quando consideramos que o consumo de proteínas e suplementos protéicos engordam.

Quem deve tomar suplementos protéicos?

Sempre aconselho para os praticantes de dieta vegan e vegetarianos o uso de suplementos protéicos para complementar a necessidade protéica diária, a qualidade e biodisponibilidade. Suplementos também são bem-vindos por qualquer outra necessidade de complemento protéico, principalmente para aqueles praticantes de atividades físicas.

Assim como os alimentos, os suplementos protéicos diferenciam-se quanto a qualidade e absorção. No mercado, temos suplementos de proteínas paravegetarianos, proteínas de origem animal (carne vermelha), do ovo e do leite, podendo ainda optar por shakes com proteínas de rápida absorçãolenta e até um mix das duas, os chamados blends. Existem também barras de proteína.

http://sscontent.secure.footprint.net/thumb/250/250/products/283/probiotica_100-pure-whey-2-kg-new-formula_1.jpg
http://sscontent.secure.footprint.net/thumb/250/250/products/274/xcore-savage_predators-prey-new-breed-1800-g_1.jpg
http://sscontent.secure.footprint.net/thumb/250/250/products/332/xgen_flesh-hydro-isolate-beef-protein-900-g-oportunidade_1.jpg
http://sscontent.secure.footprint.net/thumb/250/250/products/295/max-titanium_top-whey-3w-max-titanium-refil-1800-g_1.jpg
http://sscontent.secure.footprint.net/thumb/250/250/products/334/black-skull_whey-4hd-5-lb-22-kg_1.jpg

Quais as melhores fontes de proteína?

Nem todas as proteínas são iguais quando disponíveis nos alimentos. A qualidade e a biodisponibilidade são fatores que influenciam a nutrição. Existem proteínas de maior qualidade biológica (quanto maior for a variedade de aminoácidos presentes), e que são mais absorvidas comparadas a outras. O ovo é um alimento com a melhor proteína disponível, em seguida temos carnes animais, leite e derivados do leite. Em geral, proteínas de origem vegetal possuem baixa qualidade e baixa biodisponibilidade, ou seja, nem toda a porção de proteína ingerida será absorvida.

Alimentos que podem ser incluídos na dieta:

·         ovos que contém proteína de alta absorção e qualidade,
·         carnes em geral,
·         iogurtes, pois contém caseína e proteína do soro do leite,
·         peixes e frutos do mar, que são ricos também em ômegas,
·         soja que ajuda no controle hormonal,
·         oleaginosas em geral, entre outros…
Portanto, a escolha de alimentos protéicos deve estar sempre equilibrada, e devemos optar pelas melhores fontes.

Artigo escrito por Lara Sulianno: http://treinoparamulher.com.br/proteina-engorda-emagrece/ 

Publicado por: Petriane Moreira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário