O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.
O glúten é uma proteína que demora a ser digerida (ou, parcialmente digerida) pelo corpo , desta forma, saber como e quando utilizar o glúten e, se isso pode ser algo prejudicial é fundamental para um praticante de musculação.
Devemos levar em conta o fator digestão , sendo este um dos mais relevantes , e sendo o glúten de lenta saída do aparelho gastrointestinal, não é conveniente que se consuma em momentos muito próximos ao treino , pois isso prejudicará o fluxo sanguíneo para a musculatura esquelética, tornando assim o rendimento relativamente menor. Como citado anteriormente glúten também pode gerar alguns desconfortos gastrointestinais, o que pode não ser tão apropriado pra o momento do treino .
Porem não há nada que prove, que indivíduos saudáveis devem excluir o glúten da dieta , e que isso possa ser algo benéfico ou menos prejudicial, tanto em termos relacionados com a saúde, quanto à estética, associando o ganho de gordura, aumento de massa muscular ou quaisquer outros fatores. Vale ressaltar portanto, que praticantes de musculação não devem se preocupar com o consumo de glúten, e sim em manter uma dieta completa , sendo a mesma equilibrada conforme suas necessidades individuais .
By : Grazielli Perez
Fonte: Marcelo Sendon , dicasdemusculação.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário