terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

PANCs – Plantas Alimentícias não Convencionais – Um Alimento Ignorado

Você sabia, que possuímos uma gama de plantas que podem ser introduzidas em nossos hábitos alimentares, mas que pela falta da inter-relação entre conhecimento cientifico e popular, ainda são conhecidas como ervas daninhas, mato ou invasoras e por isso descartadas de nossas refeições diárias?

Essas plantas são conhecidas como PANCs – plantas alimentícias não convencionais, essas plantas são de grande importância ecológica, econômica, possuem alto valor nutricional e normalmente crescem espontaneamente junto com plantas que cultivamos por isso a chamam de invasora.

Os Termos:
Alimentícias: quer dizer que são plantas usadas na alimentação, como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais.
Não Convencionais: significa que não são produzidas ou comercializadas em grande escala, cujo cultivo e uso pode cair no esquecimento.

Sabe aquela planta de antigamente, que hoje em dia pouca gente conhece? Agora ela é chamada de PANC. Muitas plantas estão esquecidas e já não são mais vistas como alimento. Voltar a consumi-las é uma forma de evitar que desapareçam do nosso cotidiano, ajudando a valorizar as culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes. Contribui ainda para aprendermos com os agricultores e todos aqueles que trazem essa sabedoria da roça e de antigamente, como muitos de nossos pais e avós que as utilizavam, embora esse conhecimento esteja se perdendo.


Um exemplo de PANC é a Ora-pro-nobis:

                                 
Pereskia aculeata Mill.
Pereskia bleo (Kunth) DC.
Pereskia grandifolia Haw.
Uso: frutos, folhas cruas ou cozidas.



Neutra e suculenta, é querida por seu alto teor de proteínas e de fibras é rica em Ferro, Vitaminas A, B e C. Famosa em MG, é usada no feijão, na polenta e no recheio de massas e salgados. Usada como corante verde para massas. Para não soltar baba, não deve ser picada. Seu cultivo é rústico e fica linda em muros e cercas.

Receita: NHOQUE DE ORA-PRO-NOBIS


Ingredientes:
15 bananas verdes
2 xícaras de folhas de ora-pro-nobis
2 dentes de alho macerados e picados
5 colheres (sopa) de óleo de coco ou
Azeite de oliva extra virgem
Noz moscada
Sal a gosto (Marinho ou Rosa)
1 colher (café) de goma xantana
Farinha de grão de bico ou fubá para dar liga

Modo de preparo:
Cozinhe as bananas como se fosse fazer a biomassa de banana verde.
Pique as folhas de ora-pro-nobis. Leve à uma panela, fogo baixo, com o alho e o óleo de coco. Refogue rapidamente. Reserve
Descasque as bananas, deixe esfriar e coloque no liquidificador. Acrescente os demais ingredientes e bata bem.
Coloque a massa em uma superfície limpa e higienizada e polvilhe a farinha aos poucos até a massa desgrudar das mãos.
Enrole a massa e corte o nhoque.
Leve o nhoque à uma panela com água fervente. Retire após 40 segundos (não espere subir até a superfície)
Acrescente o molho de sua escolha e sirva em seguida.


Por: Cristiane Vidigal



Nenhum comentário:

Postar um comentário