quinta-feira, 30 de maio de 2019

A importância da Vitamina D


A Vitamina D possui papel fundamental no organismo. É considerada um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo, também conhecida como calciferol e vitamina antiraquítica. As formas principais são conhecidas como vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal).

De acordo com estudo recente, o consumo adequado de vitamina D durante a infância e adolescência é de extrema importância, devido ao seu importante papel no crescimento celular, estrutura esquelética e desenvolvimento. Também está relacionada á diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, dentre outras. O estudo avalia o consumo deste nutriente em adolescentes europeus, sendo observada que a deficiência desta vitamina é uma condição altamente prevalente nesta população, devendo ser uma preocupação para a saúde pública.

Outro estudo foi desenvolvido para comparar a prevalência de deficiência de vitamina D em crianças obesas e sem excesso de peso no norte do Texas, para verificar a relação entre os hábitos alimentares e marcadores de glicose e pressão arterial. De acordo com os resultados, a deficiência de vitamina D é comum na população estudada, sendo mais prevalente em crianças obesas, sendo seu consumo insuficiente ainda relacionado ao risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2 em crianças obesas.

Os dados dos estudos evidenciam a importância do consumo adequado da vitamina D, sendo necessárias intervenções nutricionais nas populações de risco e que apresentam baixo consumo deste nutriente.

Fontes: González-Gross M; Valtueña J; Breidenassel C; et al. Vitamin D status among adolescents in Europe: the Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence study. Br J Nutr; 107(5): 755-64, 2012 Mar. Olson ML; Maalouf NM; Oden JD; et al. Vitamin D deficiency in obese children and its relationship to glucose homeostasis. J Clin Endocrinol Metab; 97(1): 279-85, 2012 Jan. Saúde Pública


Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário