quarta-feira, 15 de maio de 2019

Consumo excessivo de bebidas energéticas pode ser um risco à saúde


As bebidas energéticas estimulam o metabolismo e fornecem energia, diminuindo sintomas como o sono e o cansaço. O consumo exagerado da bebida pode ser perigoso.

Os energéticos são constituídos por taurina, cafeína e açúcar. A cafeína é um estimulante que age no sistema nervoso central, inibindo o sono e, consequentemente deixando o indivíduo em estado de alerta. Já a taurina, é um aminoácido sintetizado, principalmente, no fígado e cérebro, que ajuda na regulação dos níveis de água e sais minerais do sangue, além de atenuar a fadiga muscular.

O cardiologista informa que estudos ecocardiográficos demonstraram um aumento na força de contração do músculo cardíaco uma hora após a ingestão de bebida energética contendo taurina e cafeína em sua composição. Esse é um fato preocupante em relação ao desencadeamento de arritmias, além de aumentar o risco de acidente vascular cerebral na pessoa que tem propensão à doença.

As pessoas saudáveis devem ingerir com moderação essas bebidas e os adultos, que já têm histórico de doenças cardíacas, crianças, idosos e gestantes devem evitar consumi-las.

Fonte
Dr. João Lucas O´Connel - Cardiologista do Madrecor Hospital, de Uberlândia-MG


Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário