sexta-feira, 22 de novembro de 2019

DOENÇA DE CROHN 


A doença de Crohn é uma doença inflamatória que acomete o trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

fonte

A causa ainda é desconhecida mas há indícios que possa ter relação com o sistema imune, fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou até infecciosos.


Tem como principal sintoma dor abdominal associada à diarreia, febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes. Complicações mais graves são, obstrução intestinal e a presença de fissuras e fístulas (perfurações no intestino). 



O diagnóstico é feito, basicamente, por meio de exames de imagem (raio X, endoscopias, colonoscopia) e exames de sangue. 



A doença é classificada segundo sua fase em leve, moderada ou grave e o tratamento se volta para conter o processo inflamatório, aliviar os sintomas, prevenir as reincidências e corrigir as deficiências nutricionais. Ainda não existe cura. 



Alimentação na doença de Crohn:

É importante que o paciente observe e se atente aos alimentos que causam algum tipo de irritabilidade ou que desencadeie algum sintoma.

É comum pacientes com esse quadro desenvolver algum tipo de intolerância alimentar.

Na fase ativa da doença existem alguns alimentos que devem ser evitados, como por exemplo, embutidos, leite integral e seus derivados, queijos amarelos, cheddar, margarina, manteiga, açúcar em grandes quantidades, verduras folhosas, temperos e condimentos picantes.

É aconselhável em qualquer fase da doença que reduza o consumo de gordura, assim como dar preferencia por carnes magras.


Referencial utilizado:
ABCD - Associação Brasileira de Colite ulcerativa e Doença de Crohn. Doença de Crohn. Disponível em: https://abcd.org.br/sobre-a-doenca-de-crohn/
Alemdii - Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais. Doença de Crohn. Disponível em: http://alemdii.org.br/doenca-de-crohn/

Biblioteca virtual em saúde. Doença de Crohn. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/179_doenca_crohn.html



Postado por estagiária Ivinis Audry Missiato Costa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário