quarta-feira, 24 de maio de 2023

Batata doce - Forma de preparo e Índice Glicêmico

     



     Tanto a batata doce quanto a batata inglesa são ótimos alimentos na dieta, mas a batata doce é a               preferida pelos atletas e praticantes de musculação, pela sua maior quantidade de fibras e seu indice         glicemico mais baixo quando comparado a batata inglesa.

O IG (índice glicêmico) mensura a velocidade com que o alimento se converte em glicose. Ou seja, cada alimento apresenta um IG e portanto diferentes impactos na glicemia (açúcar no sangue).

Os carboidratos de baixo IG, como é o caso da batata doce, evitam o pico de insulina e consequentemente a hipoglicemia de rebote (diminuição rápida da glicemia após os primeiros 15 minutos de exercício), que pode levar a queda de rendimento até mal-estar e desmaios e o consumo exagerado de alimentos com alto indice glicemico levando a picos constantes de insulina levam ao aumento do tecido adiposo.

Por isso, esses tipos de carboidratos são sempre a primeira escolha dos atletas e praticantes de atividade física, e está sempre incluso em suas dietas.

Mas você sabia que o modo de preparo desses alimentos pode influenciar, alterar o indice glicemico desses.

baixo índice glicêmico desse carboidrato é em parte devido ao seu elevado teor de amido resistente, e quando ela é assada pode apresentar um IG maior do que a batata inglesa cozida.

Isso porque, no forno, o calor desidrata a batata-doce e ocorre a quebra do amido, permitindo com que a amilose e amilopectina se tornem mais prontamente digeríveis pelas enzimas, aumentando o IG, ou seja, a velocidade da liberação de glicose.

No cozimento, isso não ocorre com tanta magnitude, graças a presença da água, e por isso na hora de fazer a sua marmita é melhor investir na batata-doce cozida.

Para você entender melhor, da uma olhada nesses números comparando o índice glicêmico entre os dois tipos de batata:

  • Batata inglesa cozida = 82
  • Batata-doce cozida = 46

 

  • Batata inglesa assada = 111
  • Batata-doce assada = 94


Olhando esses números fica fácil perceber a diferença gritante de baixo índice glicêmico entre a batata-doce e batata inglesa quando cozidas, e o quanto isso muda quando ela é assada.


REFERÊNCIAS:

  • “The Essentials of sport and exercise nutrition”, John Berardi (Author),‎ Ryan Andrews (Author),‎ Brian St. Pierre (Author).
  •  Relationship between Processing Method and the Glycemic Indices of Ten Sweet Potato (Ipomoea batatas) Cultivars, 2011, Perceval Bahado-Singh, Cliff Riley, Andrew Wheatley 
  • The Open Nutrition Journal, 2012, Jonathan C. Allen, Alexis D. Corbitt, Katherine P. Maloney, Masood S. Butt, Van-Den Truong

 Escrito pelo estagiário Erick Henare



Nenhum comentário:

Postar um comentário