quarta-feira, 24 de maio de 2023

Motivações para praticar atividade fisica

 

 Passos importantes para garantir qualidade na alimentação do praticante de exercícios físicos

  1. Adapte a quantidade de alimentos às calorias extras exigidas pelos exercícios. Quanto mais intensos ou longos os exercícios, maior a necessidade calórica. Considere seu peso alvo e composição corporal para fazer esse ajuste..
  2. Mantenha diariamente uma alimentação variada e equilibrada, com a inclusão de alimentos que contenham substâncias “antioxidantes”, capazes de proteger o seu corpo da ação dos radicais livres. Para tal, inclua: frutas (laranja, frutas vermelhas), hortaliças (brócolis, cenoura, espinafre, cebola), nozes e azeite de oliva.
  3. Fracione bastante a sua alimentação, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais.
  4. Nunca inicie um treino em jejum ou com intervalo superior a 4 horas da última refeição.
  5. Não inicie os treinos com “estômago muito cheio”, você poderá sentir-se mal e/ou isso pode comprometer a prática dos exercícios. Escolha alimentos de fácil digestão para você e evite os mais gordurosos.
  6. Escolha alimentos fonte de carboidratos para a alimentação pré-treino. Alguns exemplos são: frutas, suco de frutas, frutas secas, pães, barra de cereais, macarrão, arroz e batata.
  7. Deixe para consumir os alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos, leite, iogurtes, entre outros, após os exercícios. Mas os alimentos fonte de carboidratos também devem estar presentes nesta refeição.
  8. Hidrate-se antes, durante e após os exercícios. Alguns líquidos podem ser usados, entre eles, água, água de coco, sucos de frutas, chás e bebidas esportivas.
  9. Não utilize suplementos alimentares sem a orientação de um profissional nutricionista, pois para a prescrição será necessário analisar sua dieta habitual, suas necessidades nutricionais, tipos de treinamentos, entre outros.
  10. Um profissional nutricionista poderá auxiliá-lo com orientações adaptadas aos seus hábitos, necessidades e modalidade esportiva.

Referência: https://www.einstein.br/noticias/noticia/dieta-para-pratica-exercicios-fisicos

Escrito por estagiárias: Livia Furtado e Juliana Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário