segunda-feira, 30 de outubro de 2023



COMO AUMENTAR A IMUNIDADE DE FORMA NATURAL 

Os alimentos para aumentar a imunidade são ótimos aliados tanto na prevenção de doenças quanto no momento da recuperação.Na prática, uma alimentação rica e equilibrada fornece ainda mais substâncias benéficas ao corpo, tornando as células de defesa ainda mais eficientes. O mesmo vale para a ação contrária, caso o corpo não receba a dose necessária de vitaminas, minerais, fibras e gorduras, o sistema imunológico fica enfraquecido e vulnerável. 

Uma dieta equilibrada e variada é fundamental para manter o corpo fortalecido. Entre os alimentos que aumentam a imunidade, temos:

* Frutas e hortaliças in natura

* Macronutrientes (carboidratos, gorduras boas e proteínas);

* Oleaginosas;

* Fibras e outros.

Fontes de Vitamina C

A Vitamina C é a melhor amiga do seu sistema imunológico, pois ela combate os radicais livres com seu forte potencial antioxidante. Procure consumir pelo menos uma das frutas abaixo todos os dias:

●        laranja;

●        limão;

●        tangerina;

●        abacaxi;

●        acerola.

Vegetais verdes-escuros

Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.

Os leucócitos têm como principal função eliminar bactérias e outros microoganismos invasores, além de produzirem anticorpos. Então, a ingestão de alimentos com ácido fólico é excelente para cuidar da saúde, já que favorecerá a defesa natural contra infecções.

Uma dica é consumi-los juntamente a uma fonte de Vitamina C — ela potencializa a absorção de ferro! Por exemplo, consuma brócolis no almoço e, de sobremesa, fatias de abacaxi.

Fontes de Vitamina A

Por ser antioxidante, a Vitamina A também contribui para o aumento da imunidade. Ela está presente em óleos vegetais, peixes, leite integral, nos vegetais e nas frutas de cor laranja — como o mamão, a manga, a cenoura e a abóbora. Essa vitamina faz muito bem para a saúde da pele! Procure consumir esses alimentos cerca de três vezes na semana.

Fontes de zinco

Carnes magras (como patinho, coxão mole, lombo e carnes brancas), cereais integrais, castanhas e leguminosas em geral (feijão, lentilha, ervilha etc.) contêm zinco, que contribui para a formação de células de defesa. Sendo assim, esses alimentos merecem lugar de destaque no seu cardápio.

Fontes de Vitamina E

A Vitamina E tem ação anti-inflamatória. Ela está presente em gorduras vegetais — como o óleo de girassol, de canola e de oliva —, na granola, na linhaça, nas amêndoas e nas nozes. A gema do ovo também contém essa vitamina. 

Alho

O alho é fonte de alicina, um antioxidante e anti-inflamatório que atua como bactericida natural. Além disso, o alimento contribuiu para regular a pressão arterial. Uma dica de consumo é, após cortá-lo, esperar alguns minutos antes da preparação dos alimentos. Isso ajuda a aumentar a biodisponibilidade da alicina.Além da alimentação equilibrada, outras práticas são recomendadas para potencializar o bom funcionamento do sistema imunológico:

BONS HÁBITOS DE HIGIENE

Alimentação segura é aquela que oferece os nutrientes necessários na quantidade certa e sem nenhum risco de contaminação (vírus, bactérias, parasitas e toxinas), que possam causar qualquer tipo de intoxicação alimentar e prejuízos à saúde.

Atenção aos bons hábitos de higienização pessoal, ambiental e dos alimentos como um todo. Dê uma atenção extra a todas as etapas, indo desde a higienização para armazenamento até as boas práticas de preparo para consumo. 

PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

Estar em movimento e praticar atividades físicas regularmente também é um ótimo aliado à alimentação equilibrada, pois ambos agem tanto no corpo quanto na mente, fortalecendo o sistema imunológico.  

TER UMA VIDA EQUILIBRADA

Uma vida equilibrada e livre de excessos é um ponto fundamental para o fortalecimento da imunidade. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos industrializados, e ter uma boa noite de sono, respeitando os momentos de descanso, são apenas alguns hábitos que devem ser inseridos na rotina. Escrito por estágiario: Jean Sarmento 

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2017/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário