sábado, 4 de novembro de 2023

Como reduzir a flatulência causada por leguminosas?


 


Antes de compartilhar esta valiosa dica para aqueles que experimentam desconforto, flatulência ou inchaço ao consumir feijão, grão de bico, soja, lentilhas e outras leguminosas, é importante entender os fatores responsáveis por esses sintomas, que incluem fitatos, taninos e amidos. Esses agentes antinutricionais podem causar desconforto em algumas pessoas.

Mas por que isso acontece?

A razão está relacionada ao fato de que o intestino delgado não possui as enzimas necessárias para digerir completamente esses elementos, como fitatos e taninos. Quando essas substâncias chegam ao intestino grosso, oligossacarídeos são fermentados por bactérias presentes em nossa flora intestinal, resultando na formação de gases, incluindo dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4). O resultado é o desconforto, flatulência e inchaço abdominal.

Um estudo foi realizado para reduzir esses sintomas, resultando na redução significativa dos fatores antinutricionais, como fitatos (85%) e taninos (88%), bem como na diminuição do teor de amido (26,8%) e dos fatores que causam flatulência, como rafinose (25%), estaquiose (24,5%) e verbascose (41,7%).

A dica valiosa é muito simples: realize o processo de remolho dos feijões. Use 3 partes de água para 1 parte de feijão. Despeje a água sobre os feijões, cubra e deixe de molho por pelo menos um dia. Um planejamento é importante, por exemplo: se você planeja cozinhar os feijões na sexta-feira às 20:00, comece o remolho na noite anterior. Às 08:00 da manhã seguinte, você terá tempo suficiente para continuar o preparo. O próximo passo é descartar a água do remolho e cozinhar os feijões como de costume.

Aqui você consegue se aprofundar mais sobre o assunto:

http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222001000300010


Escrito por: Manoel Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário