O efeito sanfona é um fator que acontece por conta do emagrecimento e ganho de peso constante, é o sobe e desce dos dígitos na balança. Pessoas que querem emagrecer de forma rápida e intensa escolhem alcançar esse objetivo com dietas muito restritivas ou até mesmo passando fome e isso não é nada saudável e pode ocorrer inclusive de ganharem peso, até porque essa dieta não é nada fácil de sustentar.
Você sabe os problemas que isso pode te gerar? vou citar alguns:
Problemas físicos:
Estar em privação e depois em momentos de pura liberdade desequilibram os hormônios importantes do comportamento alimentar, a Insulina e a Leptina, com isso o metabolismo fica mais lento e o apetite cresce.
Quando a pessoa sedentária emagrece e logo após ganha esse peso novamente, ela acaba perdendo massa magra e substituindo esse músculo por gordura. Embora a mesma tenha o mesmo peso sua composição corporal muda, o que pode gerar um maior risco para diabetes, flacidez, celulites e sobrepeso/obesidade.
Problemas emocionais:
Não conseguir manter o peso que foi perdido, não se sentir/não se ver uma pessoa magra reduz a motivação de uma alimentação melhor e saudável, gera frustração, tristeza e até mesmo sintomas de ansiedade e/ou depressão. Também diminui o interesse em praticar atividades físicas. E isso contribui para diversos problemas de saúde e favorecem o ganho de peso.
Como evitar?
Evite dietas mirabolantes, restritivas, milagrosas. Não faça exercícios extenuantes para compensar dias de exagero alimentar.
O emagrecimento deve ocorrer com qualidade, gradual e deve ser sustentado como um hábito de vida. Uma boa noite de sono e controle do estresse também influenciam no controle de peso.
ESCRITO POR: Estagiária Milenne Santana Garilli
https://abeso.org.br/efeito-sanfona-os-riscos-a-saude-e-como-evitar-o-perde-e-ganha-de-peso/
Nenhum comentário:
Postar um comentário