sexta-feira, 22 de março de 2024

Utilização de soja na dieta de hipertrofia

A soja é considerada um alimento funcional devido ao fornecimento de nutrientes ao organismo ao mesmo tempo em que também possui propriedades que promovem benefícios para a saúde. Com alto teor em proteínas, contém isoflavonas, fito esteróis, fitatos, peptídeos com baixo peso molecular, inibidores de protease, ácidos graxos poli-insaturados e oligossacarídeos. É também uma interessante fonte de minerais como potássio, ferro, zinco, cobre, magnésio, manganês, vitaminas do complexo B e fósforo. 

Bastante utilizada por vegetarianos, a soja, tornou-se popular na substituição da proteína de origem animal por apresentar boa digestibilidade quando comparada a outras fontes proteicas de origem vegetal, como os feijões por exemplo.

A soja também é conhecida por possuir fitoestrógenos (isoflavonas), compostos fenólicos semelhantes ao estrógeno produzido pelos mamíferos e são utilizados como alternativas para a reposição hormonal. As isoflavonas presentes na soja são responsáveis também pelo auxílio na redução da lipogênese e proporcionam o aumento da lipólise, contribuindo dessa forma com o aumento proporcional da massa muscular. 

Além disso, a soja também aumenta a saciedade, tem grande quantidade de proteína (cerca de 37g em 100g do alimento) e vem sido estudada e relacionada com a prevenção e tratamento do câncer de mama, próstata, gástrico e intestinal, além das doenças cardiovasculares. Dessa forma, de acordo com a ANVISA, é recomendado o consumo de 25g de soja/dia. 

Devemos também ressaltar que a soja pode ser utilizada de diversas formas: leite de soja, preparações que imitam carne (soja refogada, hamburguer de soja, sopa com soja, escondidinho, quibe) e outros. Facilitando seu consumo no dia a dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário