terça-feira, 30 de abril de 2024

Anemia: como a alimentação pode ajudar?

 A anemia ocorre quando há diminuição na produção ou perda de glóbulos vermelhos no organismo, resultando em redução do hematócito e da hemoglobina. Isso prejudica o transporte de oxigênio para as células, levando a uma variedade de sintomas e interferindo no funcionamento normal dos órgãos. 

Os tipos de anemias mais comuns são:

  • Anemia ferropriva: perda de sangue ou falta de ferro na dieta;
  • Anemia Megaloblástica: dificuldade de absorção ou baixa ingestão de vitamina B12 ou ácido fólico;
  • Anemia Hemolítica: o corpo destrói os glóbulos vermelhos mais rápido do que os produz;
  • Anemia Falciforme: os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice por um distúrbio hereditário, e pode obstruir o fluxo sanguíneo;
  • Anemias por doenças cronicas: doenças que interferem na produção de glóbulos vermelhos.



Os sintomas clínicos mais comuns são fadiga, fraqueza, falta de ar, frequência cardíaca aumentada, tontura, dor de cabeça, falta de apetite, palidez da pele e mucosas, dentre outros sintomas. O diagnóstico é feito através da avaliação dos exames laboratoriais, que geralmente é o hemograma completo. 

A alimentação é um dos principais aliados no tratamento, em cada tipo de anemia existe uma  demanda mais específica, mas no geral  as orientações nutricionais são: 
  • Aumentar a ingestão de vitamina B12 e ácido fólico (principalmente na anemia megaloblástica) : produtos de origem animal como carnes vermelhas e brancas, ovos e leite para aumentar a vitamina B12, já no caso do ácido fólico é necessário aumentar o consumo de hortaliças verde-escuras, leguminosas, frutas cítricas, oleaginosas e sementes. 
  • Aumentar ingestão de ferro e vitamina C (principalmente na anemia ferropriva): para o aumento de ferro, é indicado o consumo de carnes vermelhas e brancas, vegetais folhosos verde-escuro, cereais, leguminosas, sementes, frutas secas e oleaginosas. Para melhorar a absorção desse ferro, recomenda-se a ingestão da vitamina C como o consumo junto as refeições de frutas cítricas. 
  • Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro durante as refeições, como café, leite e derivados, refrigerantes, aveia e linhaça . 

Estagiária: Amanda Forni
Fontes:
https://nutritotal.com.br/pro/como-diagnosticar-a-anemia/
//efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacoes_Nutricionais_Anemia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário