segunda-feira, 2 de setembro de 2024

CLIMATÉRIO E O USO DA FOLHA DA AMOREIRA



O QUE É O CLIMATÉRIO:

 Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

O QUE A QUEDA DE ESTRÓGENO CAUSA NA MULHER:

As consequências da deficiência de estrógeno podem propiciar sintomas desagradáveis que implicam mudanças na qualidade de vida da mulher, com uma duração média de quatro anos, havendo uma pequena exceção de cerca de 10% das mulheres em que tais sintomas duram mais de doze anos. 

SINTOMAS: 

Algumas mulheres nesta fase podem sentir ondas de calor, acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações; suores noturnos prejudicando o sono; depressão ou irritabilidade; alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais; diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza; diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço; aumento da gordura circulante no sangue; aumento da porosidade dos ossos tornando-os mais frágeis.


O USO DE FITOTERÁPICOS:

De acordo com a OMS as plantas medicinais são definidas como “todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semissintéticos.

A UTILIZAÇÃO DA FOLHA DE AMORA:

É comum o uso de extrato de Morus nigra L., proveniente da amoreira preta, cuja espécie, trazida do Japão e adaptada ao nosso clima e solo, possuem a maior quantidade de cromossomos. 
O consumo do chá de suas folhas é indicado para irritação durante o período pré-menstrual e no tratamento de algumas alterações e transtornos da menopausa, sendo considerado um potencial medicamento natural como fonte de matéria com atividade estrogênica.
A  Amora é capaz de diminuir os sintomas, já que possuem propriedades antioxidantes e imunoestimulantes capazes de criar uma verdadeira barreira de proteção contra os sintomas apresentados durante o climatério. 
Sendo uma opção terapêutica natural para o tratamento dos sintomas como:
  • A melhora da qualidade do sono;
  • Atratividade;
  • Capacidade funcional;
  • Saúde mental;
  • A intensidade das ondas de calor;
  • Uma menor perda da libido e do prazer sexual.
 Portanto, melhora da qualidade de vida de mulheres no climatério.

CONTROLE INICIAL DO IMPACTO  DO CLIMA NA SAÚDE DA MULHER:
  • BEBER BASTANTE ÁGUA;
  • USAR ROUPAS LEVES E PROCURAR AMBIENTE FRESCO E VENTILADO; 
  • PRATICAR EXERCÍCIOS LEVES REGULARMENTE;
  • EVITAR FUMO, ÁLCOOL OU DROGAS; 
  • YOGA E TERAPIAS INTEGRATIVAS PARA REDUÇÃO DO ESTRESSE;
  • A REFLEXOLOGIA TÊM SIDO UTILIZADA PARA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.




Referências: DA SILVA, Mariane Daniella; SILVEIRA, Mary Anni; ERNANDES, Fernanda Maria. Uso dos fitoterápicos isoflavona e folhas de amora como tratamento no climatério: revisão sistemática. Concilium, v. 22, n. 6, p. 107-116, 2022.
Estagiária: Maria Eduarda Silva do Nascimento


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário