A obesidade é considerada uma doença que afeta milhões de pessoas em todo mundo, impactando tanto a saúde física quanto a mental. Essa condição é classificada como um doença multifatorial, pois envolve uma série de fatores que contribuem para seu desenvolvimento como predisposição genética, desequilíbrios hormonais, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e até aspectos emocionais e sociais.
É recomendado que o tratamento seja realizado com uma equipe de multiprofissionais: médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. O tratamento inclui mudanças de hábitos, prática de atividade física, reeducação alimentar e em alguns casos, intervenção medicamentosa.
Todo e qualquer medicamento deve ser indicado por um médico capacitado e vale ressaltar que não é aceitável que o tratamento medicamentoso ocorra baseando-se apenas no IMC (índice de massa corporal), é necessário levar em conta o histórico do paciente, fatores de risco e outras condições que podem justificar ou contraindicar o uso.
A semaglutida é um medicamento utilizado para o tratamento de diabetes, e mais recentemente, auxilia no emagrecimento. Esse medicamento imita a ação do hormônio GLP-1 produzido naturalmente no intestino. O GLP-1 desempenha um papel importante no controle da glicose no sangue e na regulação do apetite. A semaglutida age promovendo a liberação de insulina, reduzindo a produção de glicose pelo fígado e retardando o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade e ajuda a reduzir a ingestão de alimentos.
O nome comercial desse medicamento é Ozempic, e apesar de só ter sido aprovado relativamente a pouco tempo no Brasil, já é muito conhecido e tem sido muito procurado por sua eficiência para controle do peso, porém apresenta um custo elevado.
Os efeitos colaterais tem gravidade leve a moderada e são passageiros, durando alguns dias ou poucas semanas. Os efeitos mais comuns são:
- Diarreia;
- Constipação;
- Gastrite;
- Refluxo ou Azia;
- Dor Abdominal;
- Dor de Cabeça;
- Sensação de Fraqueza e Cansaço;
- Indigestão;
- Flatulência;
- Gastroenterite;
- https://www.endocrino.org.br/noticias/esclarecimentos-da-sbem-e-abeso-em-relacao-ao-uso-da-semaglutida/
- https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/semaglutida-como-funciona-o-tratamento-contra-a-obesidade
- https://vidasaudavel.einstein.br/ozempic-remedio-de-diabetes-usado-para-emagrecer-pode-ter-efeitos-colaterais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário