Tudo que você precisa saber sobre o recurso mais utilizado pelos atletas:
Com base em dois estudos, podemos observar os efeitos da cafeína e do pré -treino utilizado pela maioria do público de musculação.
O pré - treino é utilizado para trazer melhora do rendimento físico, para retardar a fadiga e aumentar a concentração. A cafeína pode estar associada a pré treinos ou pode ser utilizada sozinha, com a mesma proposta de rendimentos.
Porém, é importante ressaltar que o uso exacerbado pode causar dependência, além de trazer vários malefícios como: atraso na recuperação da frequência cardíaca após o exercício, risco de infarto agudo, alterações comportamentais e entre outras muitas consequências.
Para exemplificar de forma mais realista e de fácil entendimento, vou colocar um trecho de cada estudo analisado e explicá-los melhor:
- USO DE SUPLEMENTO PRÉ-TREINO QUE CONTÉM UM DERIVADO ANFETAMINICO E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO
"Podemos sugerir também que o suplemento de regime associativo (JACK 3D®) possui em sua composição o DMAA substância derivada da anfetamina, possui efeito anoréxico podendo levar a redução do apetite. Suposição que comprometeria uma ingestão adequada de nutrientes, por exemplo, carboidrato, um substrato energético fundamental para a atividade muscular."
Com esse estudo, foi observado que com o uso do suplemento que contém anfetamina (muitos dos efeitos fisiológicos das anfetaminas são semelhantes aos da cocaína; eles incluem aumento do estado de alerta e da concentração, euforia e sensações de bem-estar e grandiosidade), não trouxe diferenças significativas com relação ao pico de contração muscular, e tampouco trouxe resultados valiosos relacionados a tolerância de fadiga muscular. Ressalta - se que o uso de creatina trouxe resultados mais relevantes quanto aos dois tópicos analisados.
- Cafeína retarda a recuperação autonômica da frequência cardíaca após exercício de força em indivíduos saudáveis
Visto que foi realizado testes em 32 homens adultos jovens, podemos perceber que os resultados avaliados foram precisos, ressaltando que foram avaliados os indivíduos saudáveis. Com isso, obteve-se a conclusão de que o uso de cafeína como pré - treino, causou um retardo na recuperação da frequência cardíaca ao finalizar o exercício, o que pode acarretar por exemplo, em doenças cardiovasculares, e entre outras consequências a longo prazo.
Quais são as consequências a longo prazo da utilização de estimulantes?
- Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial
- Ansiedade e nervosismo
- Insônia e distúrbios do sono
- Tremores e dores de cabeça
- Problemas digestivos
Então, até que ponto essa busca pelo bom desempenho físico atrelado a estética, é válido? Temos outra forma de fazer isso acontecer?
Podemos recorrer a outras formas para aumentar o desempenho físico, como por exemplo, antes do treino, ingerir carboidratos de ALTO ÍNDICE GLICÊMICO para que tenha uma boa performance durante o treino. Vou deixar algumas opções poderosas para te proporcionar mais energia durante o treino:
- Arroz branco
- Batata inglesa
- Pão branco
- Massas
- Biscoitos
- Bolacha de Arroz
Podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto, para potencializar ainda mais seus efeitos benéficos.
Tenho uma última dica valiosa para apresentar a vocês!
A beterraba pode ser uma importante aliada para utilizar como pré - treino, pois a mesma, traz melhora do desempenho, aumento da força e melhora da circulação sanguínea. Ela é rica em nitrato, e ao ingerir, o nosso corpo converte em óxido nítrico e assim promove a vasodilatação sanguínea, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para o músculo. resultando então na melhora da performance durante o treino. Pode ser consumida em forma de suco, ou até mesmo em forma de Smoothie, atrelado a outras frutas, ficam deliciosos.
Conclusão
O pré-treino pode ser um aliado na sua rotina de exercícios, mas o uso responsável é fundamental para evitar problemas de saúde. Lembre-se de que nada substitui uma alimentação saudável, descanso adequado e uma rotina de treinos bem planejada. Consulte um(a) Nutricionista para que tenha acesso a uma dieta personalizada, focada em seu objetivo de performance e resultados.
E, ah! Só um lembrete, se hidrate bastante, coma com atenção e faça boas escolhas alimentares!
Por: Giovanna Coelho, Geovanna Monteiro e Letícia Aquino.
Referências:
- ARTIGO DA SCIeLO:
AUTOR(ES). Título do artigo. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, v. xx, n. xx, p. xx-xx, ano. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/98m3DPXkMj3JHYVQQf58Nyw/?format=html&lang=pt. Acesso em: 12/05/2025.
- ARTIGO NA SCIENCE DIRECT:
AUTOR(ES). Título do artigo. ScienceDirect, v. xx, n. xx, p. xx-xx, ano. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2174204921001586?viaihub. Acesso em: 12/05/2025.
- MANUAL MSD:
MSD Manuals. Anfetaminas. In: Drogas ilícitas e intoxicantes. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/tópicos-especiais/drogas-ilícitas-e-intoxicantes/anfetaminas#Fisiopatologia_v1027199_pt. Acesso em: 12/05/2025.
- BLOG PELOTON:
Peloton. Heart rate recovery. Disponível em: https://www.onepeloton.com/blog/heart-rate-recovery. Acesso em: 12/05/2025.

Nenhum comentário:
Postar um comentário