Você sabia que a inflamação está por trás de muitas doenças crônicas, como diabete, hipertensão e problemas cardíacos? Embora seja uma resposta natural do corpo, quando se torna constante pode prejudicar nossa saúde. A boa notícia é que a alimentação tem um papel fundamental no controle da inflamação. Alguns alimentos ajudam a reduzir esse processo e fortalecem nosso organismo no dia a dia.
Padrões alimentares como Mediterâneo e vegetariano estão associados à redução de marcadores inflamatórios como CRP, IL-6 e aumento de adiponectina.
Na prática, adotar uma alimentação anti-inflamatória não significa cortar tudo que você gosta, mas sim fazer escolhas mais equilibradas e estratégicas. Inclua com frequência; frutas e verduras variadas, oleaginosas e sementes, azeite de oliva extra virgem, peixes gordurosos, e reduza o consumo alimentos ultra processados, açucares adicionados e farinhas refinadas, gorduras trans e excesso de frituras.
A alimentação anti-inflamatória é um cuidado que vai além da estética: ela pode prevenir doenças crônicas, melhorar a imunidade e trazer mais disposição.
Referência:
Castro-Espin, C., & Agudo, A. (2023). The role of diet in inflammation: Current evidence and future perspectives. Advances in Nutrition, 14(1), 5–20. https://doi.org/10.1016/j.advnut.2022.08.001
Escrito por: Silvia Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário