terça-feira, 22 de março de 2011

O uso da Cisteína


É um aminoácido sulfurado e considerado semi-essencial.  com propriedades antioxidantes atuando em conjunto com a Vitamina E e selênio.  Conhecido por agir no organismo como desintoxicante do álcool  e poluentes ambientais e auxiliar na formação de queratina, pele e unhas.
A partir de estudos realizados , em recém-nascidos prematuros extremos recomenda-se a adição de cisteína nas soluções forticantes  com objetivo de aumentar a síntese proteica e a solubilidade dos íons cálcio e fósforo. Além  disso, nesses  indivíduos os níveis de oxidação é superior se comparado a recém – nascidos normais e possuem menor concentração de glutationa que tem ação antioxidante.
No esporte, estudos verificaram que a suplementação com a cisteína, aminoácido precursor  da glutationa,  contribuiu no adiamento da fadiga muscular aumentando a potência muscular e na proteção de atletas em condição de inflamação crônica. Desta forma, este nutriente reduz o estresse oxidativo e tem efeito benéfico sobre o dano muscular.
Já em situações de alta concentração de cisteína pode estar relacionado a predisposição de doenças coronária e  intercorrências dutrante a gestação.

Postado por:  Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica
Brito, C.J.; Pinheiro, A.C.P. Cisteína como composto de relevância Nutricional.  Nutrição em Pauta. Nov.Dez.2010.

2 comentários:

  1. Por um acaso a cisteina tem sabor azedo?
    Mandei manipular e estou tomando nas as cápsulas são azedas.
    Liguei na farmácia e me disseram que que a fórmula da cisterna e realmente azeda.
    Será que isso procede?😯

    ResponderExcluir