O colágeno é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total. Estas proteínas são formadas por diversos tipos de aminoácidos, provenientes de origem animal, obtidos por meio dos bovinos.
Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular.
Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. Os cabelos perdem o viço, alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mal funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias e o ganho de reserva lipídica é mais acentuado.
A partir deste momento é interessante realizar mudanças que possibilitem ao seu corpo continuar a operar seus shows de transformações. Praticar exercícios físicos, reforçar a alimentação equilibrada e levar uma vida regrada e saudável, são de grande importância.
Todo organismo de seres mamíferos fabricam o colágeno e seu uso se estende em diversas áreas. No setor alimentício, ele é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também utilizado na área de cosméticos e produtos farmacêuticos.
A reposição de colágeno é realizada através do consumo de alimentos de origem animal, principalmente carnes vermelhas, porém é impossível consumir a quantidade ideal para o organismo através de uma alimentação convencional.
A indústria alimentícia vem desenvolvendo produtos como colágeno em pó ou colágeno liofilizado. Por meio da ingestão de suplementos alimentares desta natureza o nosso organismo obtém de maneira significativa e eficaz os benefícios do colágeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário