terça-feira, 10 de maio de 2011
Você é o que você come
Devemos lembrar que cada organismo é único e um alimento que pode trazer benefícios para você, pode não ser tão bom para o seu vizinho. Por exemplo, o chocolate, aveia, iogurte, frutas cítricas, sementes oleaginosas e chá verde, que apesar de terem compostos bioativos com ações benéficas para a saúde, podem representar um alimento alergênico para algumas pessoas.
Devemos lembrar ainda que uma dieta deve sempre ser avaliada por completo considerando a quatidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais) que, em conjunto, são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vale ressaltar ainda que muitos produtos considerados diet e light não representam obrigatoriamente produtos saudáveis. Muitos alimentos com essa classificação podem conter substâncias químicas como aditivos, corantes, conservantes e adoçantes, que em excesso são prejudiciais à nossa saúde. Além disso, devemos sempre optar por alimentos mais naturais.
Sabemos que o leite pode não ser benéfico para todas as pessoas, já que é um alimento extremamente alergênico, que pode trazer conseqüências indesejáveis para a saúde de algumas pessoas.
A alimentação equilibrada e balanceada deve ser seguida desde a infância, onde devemos criar os hábitos alimentares saudáveis estimulando o consumo de frutas, verduras e legumes. Sabemos que crianças que têm hábitos alimentares saudáveis, os mantêm por toda vida; inclusive há intervenções dietéticas bem sucedidas que conseguiram melhorar os hábitos alimentares de crianças.
Como os hábitos alimentares se formam na primeira infância, quando os pais têm papel fundamental na apresentação de alimentos saudáveis. Assim, precisamos conscientizar a população, e principalmente os pais, de sua responsabilidade sobre as escolhas alimentares de seus filhos.
Uma alimentação balanceada e equilibrada é essencial para promover saúde e qualidade de vida, e o profissional nutricionista é capacitado para poder fazer um acompanhamento dietético individualizado, considerando todos os efeitos que a alimentação traz para o indivíduo, bem como o aspecto social, cultural, além de saúde, proporcionado pelos alimentos.
Postado por: Denise D. Soares
Fonte: WWW.revistasaude.com.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário