quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A prática de Tai Chi pode trazer benefícios para pacientes com artrite reumatóide


A artrite é uma inflamação das articulações, caracterizada por dor intensa e rigidez. Existem diversos tipos de artrite, as mais comuns são a osteoartrite e a artrite reumatóide. A osteoartrite surge com o avançar da idade ou devido a um trauma sofrido na articulação, acometendo, geralmente, as articulações das mãos, joelhos e quadris. Já a artrite reumatóide acontece quando as defesas do organismo atacam as articulações e é progressiva, prejudicando as condições físicas do indivíduo.

Programas de atividade física voltados para pessoas com artrite tem se mostrado eficazes na melhora da dor e convivência com a doença, sobretudo exercícios de baixa intensidade como o a caminhada e o Tai Chi, uma tradicional arte marcial chinesa, que combina movimentos leves e concentração.

O Tai Chi na artrite reumatóide parece ser benéfico tanto fisiologicamente, como psicologicamente, porém os estudos são inconclusivos e ainda não se sabe quais os mecanismos que levam a este benefício.

Um estudo com 13 pacientes procurou investigar os benefícios do Tai Chi de forma diferente, buscando saber, além dos benefícios já abordados em outras pesquisas, como as pessoas praticantes do Tai Chi se sentiam com a atividade.

A prática do Tai Chi foi realizada com a aplicação de 12 movimentos de um programa elaborado para pessoas com artrite. As aulas tiveram duração de 60 minutos e foram realizadas em grupo, duas vezes por semana, durante 12 semanas.

Os resultados mostraram melhora na força e resistência muscular dos membros inferiores e no inchaço das articulações, porém o estudo não considerou haver melhora na progressão da doença. Os pacientes relataram sentir melhora nas dores e maior vitalidade, não detectadas nos testes quantitativos do estudo.

Os benefícios da prática de atividade física regular na artrite reumatóide já são bem documentados, mas pouco se aborda os benefícios do ponto de vista dos pacientes, que neste estudo verificou aumento na confiança para realizar os movimentos e o incentivo de um ao outro, que colabora para que continuem com a prática da atividade.

Embora o estudo tenha utilizado uma amostra pequena, os resultados evidenciam a importância de verificar os benefícios psicológicos, além dos fisiológicos, que a atividade física traz para o paciente que sofre de artrite reumatóide, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida.

Postado por: Marcelle Comenale

Fontes:
UHLIG ,T. et al. Exploring Tai Chi in rheumatoid arthritis: a quantitative and qualitative study. BMC Musculoskeletal Disorders 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário