quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Óleo de peixe e composição corporal



Um estudo com suplementação com óleo de peixe verificou aumento de massa magra e redução de gordura corporal em adultos saudáveis, além da diminuição do cortisol pela manhã.

O estudo avaliou 44 pessoas com idade entre 18 e 55 anos, saudáveis e ativas, porém que não mantinham a prática de atividade física sistematicamente. Os participantes foram orientados a manter a dieta habitual e a continuarem com os exercícios físicos normalmente. Antes da suplementação, os participantes fizeram a validação da taxa metabólica basal por calorimetria indireta de circuito aberto, a avaliação da composição corporal por teste de deslocamento de ar e uma amostra de saliva foi coletada para verificar os níveis de cortisol.

Os indivíduos foram divididos em 2 grupos, onde um recebeu suplementação de óleo de cártamo e o outro óleo de peixe. A suplementação foi feita durante 6 semanas, sendo 2 cápsulas no café-da-manhã e 2 cápsulas no jantar e os testes foram refeitos.

Os resultados não mostraram diferença de peso entre os dois suplementos, porém o óleo de peixe teve um aumento significante na massa magra em comparação com o óleo de cártamo. O estudo verificou também diminuição do cortisol salivar, apenas no grupo suplementado com óleo de peixe.

Outros estudos semelhantes verificaram aumento de massa magra com a suplementação de óleo de peixe, porém ainda não se determinou qual o mecanismo que leva a tal resultado. Os pesquisadores colocam como hipótese a redução dos níveis de cortisol, uma vez que o cortisol aumenta a degradação de proteínas, porém destacam que o óleo de peixe também reduz as citocinas inflamatórias, assim seriam necessários mais estudos para determinar o mecanismo de ação do óleo de peixe.

Postado por: Marcelle Comenale

Fonte: NOREEN, E.E. et al. Effects of supplemental fish oil on resting metabolic rate, body composition, and salivary cortisol in healthy adults. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2010, vol 7, n. 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário