A menarca, ou primeira menstruação, tem se iniciado cada vez mais cedo. Com isso, muitos pesquisadores têm buscado as possíveis causas para a puberdade precoce em meninas, entre elas a dieta e nutrientes específicos.
Em 1999, um estudo já relacionava a idade da menarca com o alto consumo de proteína animal, dietas hipercalóricas e alto IMC onde, quanto maiores esses valores, maiores as chances da menarca ocorrer precocemente. Somado a este estudo, a descoberta da leptina, possibilitou analisar a relação entre a gordura corporal, a leptina e a puberdade precoce, o que sugere que a obesidade tem participação neste quadro.
Agora, um novo estudo, buscou a relação entre deficiência de vitamina D e a menarca precoce. O estudo foi realizado com 242 meninas da cidade de Bogotá. A concentração de vitamina D foi medida no início do estudo e as participantes foram classificadas em 3 grupos: <50 nmol/l (deficientes), ≥ 50 e <75 nmol / L (moderado) e ≥ 75 nmol / L (suficiente). Elas foram acompanhadas durante 30 meses, onde 86 meninas tiveram a menarca.
Os resultados mostraram que a menarca ocorreu em 57,1% das meninas do grupo deficiente em vitamina D, 39,5% do grupo moderado e em 23,3% no grupo suficiente, sendo que a média de idade mais baixa foi encontrada no grupo deficiente. Como o IMC também influencia a ocorrência da menarca, o estudo realizou ajustes de acordo com modelos de risco proporcionais, e ainda assim, o grupo deficiente apresentou probabilidade de menarca 2 vezes maior em relação ao grupo com níveis suficientes da vitamina. Os pesquisadores concluíram que a deficiência de vitamina D está associada a menarca precoce e sugerem que novos estudos verifiquem o efeito da suplementação em relação à menarca.
Apesar dos resultados encontrados pelos pesquisadores, a menarca precoce parece ter etiologia multifatorial e ainda são necessários mais estudos e que se verifique os fatores gordura corporal, leptina e vitamina D em conjunto.
Postado por: Marcelle Comenale
Fontes consultadas:
VILLAMOR, E. et al. Vitamin D deficiency and age at menarche: a prospective study. Am J Clin Nutr October 2011 vol. 94 no. 4 1020-1025
MATKOVIC, V. et al. Leptin Is Inversely Related to Age at Menarche in Human Females. The Journal of Clinical Endocrinology & MetabolismOctober 1, 1997 vol. 82 no. 10
BERKEY, C. S. et al. Relation of Childhood Diet and Body Size to Menarche and Adolescent Growth in Girls. Am. J. Epidemiol. (2000) 152 (5):446-452
Nenhum comentário:
Postar um comentário