quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Por que eles não podem faltar no seu dia-a-dia?




A alimentação oferece um importante papel na saúde das pessoas e principalmente no desempenho dos desportistas.  Quando não há um planejamento alimentar adequado, algumas complicações nutricionais podem ocorrer além de delimitar o desempenho do desportista.

Dentre as adequações nutricionais de uma dieta é necessário levar em conta a distribuição de macronutrientes e o fornecimento de quantidades adequadas de vitaminas e minerais. Além disso, a dieta do atleta deve ser estabelecida de acordo com as necessidades individuais, a freqüência, a intensidade e a duração do treinamento.

A ingestão inadequada de vitaminas e minerais pode prejudicar e/ou impedir o desempenho físico. A necessidade de certas vitaminas e minerais em processos oxidativos pode aumentar de acordo com o exercício físico. Contudo, com uma dieta balanceada alcançam-se as necessidades desses micronutrientes.

Estudos demonstram que para atletas com a ingestão inadequada, para certos nutrientes entre os quais: ferro, zinco, cálcio, vitaminas B6, B2, B1, A e C, principalmente quando acompanhadas de uma baixa ingestão energética prejudicam o desempenho.

As funções do organismo são determinadas por meio dos nutrientes de uma dieta e são classificados em: reguladores, energético e construtores.

- Os reguladores protegem o corpo contra doenças. São as vitaminas, os sais minerais, a água e as fibras vegetais.

- Os energéticos são os alimentos que dão força e energia para a execução das atividades do dia-a-dia e exercícios físicos: os carboidratos e lipídios.

Na lista dos carboidratos e lipídios estão alimentos como açúcar de mesa, doces, frituras e guloseimas devem ser consumidos com moderação, pois podem oferecer alta densidade calórica (grande quantidade de calorias em pequenas porções de alimento).

- Os nutrientes construtores são fundamentais para o crescimento, pois servem para repor, consertar ou construir o corpo. São as proteínas.

A seguir, são apresentados alguns exemplos de alimentos cujos nutrientes têm funções reguladora, energética e construtora:

      Reguladores
Energéticos
Construtores
Banana
Arroz
Leite
Laranja
Pão
Queijo
Goiaba
Batata
Ovos
Caju
Mandioca
Carne
Abacaxi
Açúcar
Peixe
Mamão
Óleo
Feijão
Tomate
Margarina
Soja
Cenoura


Alface


Couve


Brócolis



BORSOI, M. A. Nutrição e dietética: noções básicas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, p. 91. 1995.
CABRAL, C. A.C. Diagnóstico do estado nutricional dos atletas da equipe Olímpica Permanente de levantamento de Peso do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Rev Bras Med Esporte. Viçosa, v. 12, n. 6. 2006.
KAZAP, I. M.; RAMOS, L. A. Hábitos e consumo alimentares de atletas nadadores. Rev. Nutr. Campinas, v. 11, n. 2, p.117-124. 1998.

Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário