Cortisol é um hormônio naturalmente criado no corpo, mas ele deve ser controlado. Tem crescido a preocupação com esse hormônio porque seu controle está ligado à diminuição dos níveis de gordura corporal, assim como ao maior ganho de massa muscular.
O cortisol é muito ligado a quem pratica atividades físicas, especialmente de alta intensidade.
Quando está em níveis mais altos do que o desejado, o cortisol pode causar o acúmulo de gorduras em diferentes áreas do corpo, quebrar os músculos e diminuir o metabolismo. Portanto, controlar os níveis de cortisol deve ser uma prioridade tanto para quem quer perder gordura quanto para quem deseja ganhar massa muscular.
Existem diversos suplementos que podem bloquear e ajudar na manutenção do cortisol, compostos de glutamina, vitamina C, testosterona e GH. Veja:
Glutamina: A glutamina ajuda a reduzir o catabolismo gerado pelo cortisol. A glutamina é o aminoácido em maior quantidade no tecido muscular. Ela é muito importante para a síntese de proteínas e, por isso, muito importante para atletas que fazem treinamentos com pesos.
Estudos demonstraram que a glutamina evita diretamente a degradação muscular provocada pelo cortisol.
Vitamina C: Estudos com a vitamina C têm demonstrado que ela possui efeitos benéficos em relação aos níveis de cortisol tanto após exercícios aeróbicos quanto após exercícios com pesos.
Esse tipo de queda nos níveis de cortisol pode levar a um aumento na hipertrofia muscular e melhorar a recuperação após os treinamentos.
GH e Testosterona: O cortisol provoca a redução da atividade do GH e da testosterona no organismo. Por isso, para contra-atacar os efeitos negativos do cortisol nos níveis desses dois hormônios tão importantes para o ganho de músculos. Existem suplementos que, em conjunto com a prática de atividades físicas, atuam como precursores da produção natural de GH e testosterona no organismo.
Ainda são poucos os estudos que relatam experiências in vivo com bloqueadores de cortisol e seus benefícios para praticantes de atividades físicas e atletas.
Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referências:
LAC G, BERTHON P. Changes in cortisol and testosterone leves and T/C ratio during an endurance competition and recovery. J Sports Med Phys Fitness 2000; 40:139-44
MARSIT, JL; CONLEY, MS; STONE, MH; FLECK, SJ; Effects of ascorbic acid on serum cortisol and the testosterone: cortisolratio in Junior elite weightlifters. Journal of strength and Conditioning Research. 1998
BRILLON, et al. Effect of cortisol on energy expenditure and amino acid metabolism in hmans. Am J Physiol. 1995
Nenhum comentário:
Postar um comentário