Dentre os alimentos funcionais, a linhaça (Linum usitatissimum L.) é reconhecidamente uma das maiores fontes dos ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, possuindo ainda vários nutrientes como as fibras e os compostos fenólicos, conhecidos por exercerem atividade antioxidante.
O óleo de linhaça, ou semente de linho, é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde, incluindo um bom metabolismo de gordura, produção de energia, regulação de funções celulares e cicatrização de tecidos e machucados. Para tal finalidade são utilizadas técnicas específicas. A extração por solvente orgânico é a mais comumente utilizada para extrair lipídios do óleo de sementes, o que tem conquistado a industria alimentícia. Produzido sem agrotóxicos, o óleo de linhaça é rico em lignana e reconhecido como uma das fontes mais ricas da natureza em Omega 3, sendo um excelente aliado para uma alimentação saudável.
Praticantes de atividades físicas reportam que o consumo de óleo de linhaça os ajudam a se recuperar mais rapidamente depois das atividades físicas e a reduzir as dores musculares depois do treino. Pesquisadores acreditam que o óleo de linhaça pode acelerar a taxa de metabolismo do corpo e ajudar a queimar gorduras mais rapidamente, isso ocorre pois a semente de linho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Muitos atletas reportam que o uso de óleo de linhaça ajuda suas torções e hematomas a melhorar mais rapidamente. De acordo com algumas descobertas, contusões menores podem demorar apenas um quarto do tempo de melhora que antes era necessário.
No entanto, há necessidade de mais estudos sobre o óleo de linhaça, suas propriedades terapêuticas e benefícios em seu consumo.
Postado por: Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referências:
BERNARDO-GIL, M. G.; RIBEIRO, M. A.; ESQUÍVEL, M. M. Produção de extractos para a indústria alimentar: uso de fluidos supercríticos. Indústria Alimentar. Boletim de Biotecnologia, v. 73, p. 14-21, 2002.
YANISHILIEVA, N. V. I.; MARINOVA, E. M. Effects of antioxidants on the stability of triacylglycerols and methyl esters of fatty acids of sunflower oil. Food Chemistry, v. 54, n. 4, p. 377-382, 1995.
CUNNANE, SC. Nutritional Atributes of Traditional Flaxseed in Healthy Young Adults. Am J Clin Nutr, 1995
DEPARTMENT OF HEALTH. Nutritional aspects of cardiovascular disease. Report on health and social subjects. London, 1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário