quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Indol-3-Carbinol


Vegetais crucíferos são ricas fontes de enxofre contendo compostos conhecidos como glicosinolatos. Dietas ricas em vegetais crucíferos são associadas com menor risco de vários tipos de câncer, pela ação de compostos glucosinolatos. Entre estes compostos o indol-3-carbinol (I3C) é um composto derivado da hidrólise enzimática (quebra) de um glucosinolatos indólicos, vulgarmente conhecido como glucobrassicin. 


Na classe dos vegetais crucíferos encontramos no brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, couve, couve-rábano, mostarda, rabanete, nabo. São boas fontes de glucobrassicin-o glucosinolatos precursor de I3C. No ambiente ácido do estômago, as moléculas de I3C pode combinar uns com os outros para formar uma mistura complexa de compostos biologicamente ativos, conhecidos coletivamente como produtos de condensação de ácido. 



Indol-3-Carbinol modula vários fatores de transição nuclear, resultando em uma variedade de efeitos biológicos e bioquímicos. Funciona como um forte antioxidante, protegendo o DNA e as estruturas de outra célula. 

I3C foi encontrado para inibir o desenvolvimento de câncer em animais, quando administrado antes ou ao mesmo tempo com uma substância cancerígena. Embora a suplementação I3C provoca redução da síntese de estrógeno, aumento urinário especialmente em mulheres, os efeitos da I3C no risco de câncer de mama não são conhecidas. 

Resultados de pequenos estudos preliminares em seres humanos sugerem que a suplementação I3C pode ajudar a tratar condições relacionadas com o vírus do papiloma humano (HPV), como neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) e papilomatose respiratória recorrente (RRP). No entanto, estudos randomizados controlados são necessários para determinar se a suplementação I3C é benéfica. 

Contra – indicações
O Indol-3-Carbinol (I3C) é contra-indicado para pacientes hipersensíveis a esta substância. 

Interações medicamentosas
- Antiácidos, bloqueadores H2, inibidores da bomba prótons: estes agentes podem inibir a conversão do Indol-3-Carbinol(I3C) para diindolmetano (DIM) e Indol carbazol (ICZ), uma vez que para que esta conversão ocorra é necessário um pH estomacal ácido. 

- Tamoxifeno: O I3C pode apresentar efeito sinérgico com o tamoxifeno na proteção contra o câncer de mama. 

Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva

Referências:

Aggarwal BB, Ichikawa H: Molecular targets and anticancer potential of indole-3-carbinol and its derivatives. Cell Cycle, 4:1201-1215; 2005. 

Escrito em Julho de 2005 por: Jane Higdon, Ph.D. Instituto Linus Pauling Oregon State University. 

H. Leon Bradlow, Daniel W. Sepkovic, Nitin T. Telang, Michael P. Osborne. Indole-3-carbinol, A Novel Approach to Breast Cancer Prevention, Article first published online: 17 DEC 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário