Conhecidos por decorarem a mesa e pratos natalinos, os frutos secos não devem ficar reservados apenas à essa época do ano. Ricos em minerais e oligoelementos, eles têm um alto valor nutricional, mas já foram acusados de conterem muitas calorias. Na verdade, existem diversos estudos que demonstram que esses frutos ajudam a emagrecer.
Os frutos secos oleaginosos, conforme o nome diz, são ricos em gorduras boas, que de fato, ajudam a perder os quilinhos extras. Eles contêm lipídios insaturados, proteínas vegetais, minerais e fibras. Podem ser considerados como um coquetel do bem que ajuda a combater o colesterol ruim e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
O “coquetel do bem” pode ser traduzido em um aporte de minerais como o potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro, além de vitamina E e ômega-3. Eles são verdadeiros concentrados de energia, que fornecem cerca de 600 calorias a cada 100 gramas. Por isso, são recomendados para quem faz esforço físico de longa duração como esportes de impacto e até mesmo atividades intelectuais que exigem muita concentração.
Os frutos secos também são indicados para quem sofre de doenças inflamatórias, como a artrite. Se você ainda não os consome, sega a dica. Coloque amêndoas ou castanhas junto ao seu cereal matinal. Eles também são ótimos companheiros para as jornadas de trabalho. Porém, priorize as oleaginosas que contêm mais próximas de seu estado natural. Quanto menos sal e açúcar, mais você sentirá os efeitos benéficos desse alimentos.
Postado por: Rodrigo Carvalho
Referências: yahoo.com.br/saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário