segunda-feira, 25 de março de 2013

Síndrome da Tensão Pré-Menstrual: o que fazer?





Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) pode ser definida como sendo um conjunto de perturbações caracterizadas por manifestações somáticas, afetivas, cognitivas e comportamentais que geralmente aparecem um pouco antes da menstruação. Dependendo da intensidade pode interferir em alguns aspectos na vida da paciente que tendem a maiores conflitos familiares, menor ênfase aos valores, objetivos intelectuais e recreativos, além de perda de autonomia.

Existem alguns sintomas relacionados à TPM como, por exemplo, a intolerância a estímulos sensoriais, transpiração, acne, cansaço, perda de apetite, insônia, palpitação, tremores, diminuição do desejo sexual, dores articulares, indecisão, inchaço, irritabilidade, dor de cabeça entre outros.

O fato de a maioria das mulheres não terem o hábito de exercer atividade física pode levar a acentuação dos sintomas, já que há tendência de mulheres que praticam exercícios terem menos sintomas pré-menstruais do que as inativas.Entre as medidas contra o desconforto generalizado, a alimentação é decisiva afirma-se que dieta alimentar rica em carboidrato complexo e  pobre em proteínas, na fase de acentuação da síndrome, causam um aumento da síntese de serotonina e melhoram os sintomas como irritabilidade, depressão, tensão, ansiedade, entre outros.

Porém, a ingestão de sal, açúcar e sódio em excesso elevam o grau de retenção hídrica decorrente da síndrome, logo se preconiza a limitação da ingesta dessas substâncias, especialmente nessa fase.

Postado por: Barbara Correia Pires

Referência: Rodrigues I.C.; Oliveira E. - Prevalência e convivência de mulheres com síndrome pré- menstrual, Arq Ciênc Saúde 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário