quarta-feira, 6 de março de 2013

Tipos de carboidrato e seus efeitos


            
            O Índice Glicêmico (IG) refere-se ao aumento da glicose sanguínea após consumo de alimentos contendo uma quantidade padrão de carboidratos.
            Os fatores que influenciam o IG de um alimento incluem:
  1. O tipo de fibra do alimento;
  2. Ou forma na qual o alimento é consumido;
  3. A presença de gordura;
  4. A forma de açúcar no alimento;
  5. O efeito da proteína consumida com alimentos fonte de carboidrato;
  6. A estrutura do amido do carboidrato no alimento.
            O índice glicêmico dos carboidratos utilizados também é muito importante para favorecer a ressíntese do glicogênio após a atividade física, já que carboidratos com índice glicêmico elevado provocam maiores aumentos da glicemia e da insulinemia (quantidade de insulina no sangue).
            Exemplos de alimentos e seus índices glicêmicos.
  • ALTO IG: Cenoura, mel, cereais, pão de trigo integral, arroz branco, batatas frescas, pão branco, trigo triturado, arroz integral, beterraba, passas e banana.
  • MÉDIO IG: Milho, farelo, batata frita, ervilhas, massas brancas, aveia, batata doce, massa de trigo integral e laranja.
  • BAIXO IG: Maçã, feijões, salsicha, lentilha, amendoins, alface, pimentão e brócolis.
            A suplementação de carboidrato, preferencialmente de baixo índice glicêmico, junto com uma dieta balanceada, pode resultar na melhora da performance em competições e no treinamento diário. Isso porque, os de alto índice glicêmico podem trazer efeitos adversos na saúde, como aumento do risco de obesidade e diabetes.
            As taxas de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade têm aumentado nos indivíduos com dietas ricas em energia na forma de carboidratos simples, comparados aos grãos integrais, devido ao fato de influenciarem no índice glicêmico.
            O alto índice glicêmico estimula a lipogênese (síntese de ácidos graxos e triglicérides), resultando no aumento do tecido adiposo, enquanto dietas com baixo índice glicêmico inibem esta resposta. Portanto, o índice glicêmico dos carboidratos, induz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Postado por: Luana Caldarelli

Referência:
PIAIA, C. C.; ROCHA, F. Y.; VALE, G. D. B. F. G. Nutrição no exercício físico e controle do peso corporal. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 40-48, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário