quarta-feira, 20 de março de 2013

Vitamina K e o sue valor na dieta





As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em pequena quantidade nos alimentos, tendo por finalidade a participação em variadas reações metabólicas.

As vitaminas são ingeridas através dos alimentos. As microquantidades necessárias variam em função da idade, sexo, estado fisiológico e atividade física do indivíduo. A necessidade é aumentada nos processos de crescimento, gestação, lactação, condições de esforços intensos e na ocorrência de determinadas doenças. Podem ser classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis, segundo as suas características.

Dentre as vitaminas lipossolúveis encontra-se a vitamina K, sua principal função é no auxílio da coagulação de ferimentos e consequentemente um aumento na quantidade de plaquetas. Alimentos a base dessa vitamina são essenciais para o combate contra doenças como a trombose, e a trombocitopenia. Na formação capilar, ela dá força para os cabelos, incluindo pelos pubianos. Outra função importante é o fortalecimento de unhas e dentes. 

As melhores fontes de vitamina K na dieta são os vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócolos, couve e alface. Outras fontes ricas, são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais.

Postado por: Barbara Correia Pires

Referência: Klack K.; Carvalho J.F., - Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina - Rev. Bras. Reumatol. vol.46 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário