A alimentação alem de satisfazer a necessidade biológica do individuo também está muito ligada a sua vida social, dês da infância nas escolas com a merenda e cantina, até a vida adulta com almoços de negócio, confraternizações familiares, jantares românticos, tudo girando em torno da alimentação.
Não poderia ser diferente com o lado espiritual. Muitas religiões tem regras que visam preservar a saúde, a vida dos animais, mas principalmente manter o equilíbrio entre o corpo e a alma.
Segue alguns exemplos de religiões e suas práticas religiosas ligadas a alimentação:
- Religiões indígenas: Realizam festas dedicadas aos deuses que eles acreditam serem provedores dos alimentos;
- Catolicismo: O pão e o vinho têm grande representação, com várias passagens na Bíblia. Um dos rituais mais importantes é a Eucaristia, que é o ato de comer o corpo e beber o sangue de Cristo através da hóstia e do vinho. Entram em um período de jejum na Quaresma, com ápice na sexta-feira Santa onde é proibido o consumo de carnes (apenas peixe);
- Judaísmo: Possuem as leis Kosher, que regulamentam as práticas alimentares, indicam quais alimentos podem ser ingeridos, como os animais devem ser abatidos e preparados. É proibido o consumo de carne de porco, frutos do mar e a mistura de carne com leite. Também seguem período de jejum durante o Ramadã;
- Islamismo: Suas leis alimentares são o Halal, seguem os mesmos conceitos do Judaísmo podendo se alimentar dos produtos Kosher;
- Budismo: Incentiva o vegetarismo mas não proibi o consumo de carnes, recomenda que o individuo deve comer o suficiente para seu sustento;
- Hinduísmo: Na maioria são vegetarianos, não consomem a carne bovina pois consideram a vaca um animal sagrado;
- Candomblé: Sempre utilizam alimentos em suas oferendas aos Orixás (deuses).
Devemos respeitar cada conceito religioso e principalmente o profissional de nutrição deve estar atualizado para melhor atender seu cliente independente da religião.
Postado por: Mariana Formiga
Referências:
NADALINIA A. P. Comida de Santo na cozinha dos homens: um estudo da ponte entre alimentação e religião. 2009. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.
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