sexta-feira, 19 de abril de 2013

Muay Thai conquista as mulheres ...e um corpo definido!


          Também conhecida como boxe tailandês, essa arte marcial utiliza oito armas de combate: punhos, cotovelos, joelhos e canelas. No Brasil, porém, a modalidade só ganhou destaque mais recentemente, com a adesão de celebridades do meio artístico.  

        O esporte começou a se popularizar entre as mulheres quando a apresentadora Sabrina Sato anunciou que sua boa forma vinha justamente da prática dessa modalidade de luta. Logo depois, apresentadoras e atrizes passaram a creditar ao esporte o corpo escultural e a saúde de ferro, chamando a atenção das mulheres que buscam outros meios, que não a musculação,para alcançar um corpo sarado.


              Mulheres de todas as idades lotam as salas de aula de academias para aprender golpes de defesa pessoal, que prometem queimar até mil calorias durante uma hora de prática intensa. O treinamento é pesado. Pelo menos em 40 dos 60 minutos da aula, os alunos passam por um circuito de exercícios aeróbicos. Porém, antes de começar qualquer atividade física, é importante procurar um médico e realizar uma boa avaliação física.

           Mesmo com tudo em ordem, alguns cuidados básicos sempre evitam lesões, principalmente nas primeiras sessões de treinamento. Um estudo realizado pelo Hospital Comunitário Withington, de Manchester, na Inglaterra, mostra que os machucados são bem mais comuns em lutadores iniciantes do que naqueles com mais tempo de ringue. Isso se deve à ânsia de evoluir rapidamente e se tornar um mestre antes da hora. 

              Para afastar os perrengues físicos, nada melhor do que atentar para as orientações do professor e, paralelamente, procurar uma dieta equilibrada.
             Quem resolve praticar musculação e muay thai juntos deve ficar ainda mais de olho na alimentação, procurando o auxílio de um nutricionista esportivo, e também caprichar no aquecimento, já que as cargas exigidas serão praticamente duplicadas.
             Para começar os treinamentos, o aluno precisa adquirir certos materiais. É o caso de bermuda, luvas, ataduras, caneleiras e protetor de boca.
              
Os seis benefícios!


1 - O suadouro garante a queima de muita energia. Dependendo do estágio e do preparo físico, o gasto chega até a 1 500 calorias por aula. Segundo os especialistas, a média de iniciantes fica na casa de 750 calorias por sessão. 



2 - O coração sai ganhando: os chutes e os socos dilatam os vasos sanguíneos. Daí mais oxigênio e nutrientes passeiam pelo corpo. As câmaras cardíacas, exigidas, ficam fortes. 



3 - Os músculos também se beneficiam. Mas, diversamente de outros exercícios localizados, o muay thai prepara o corpo de uma forma global. Há um aumento do tônus e da resistência muscular. 



4 - O treinamento exige bastante da região central do corpo, principalmente do core, grupo de músculos situados no abdômen que dá sustentação à coluna vertebral. O core fortalecido garante uma ótima postura. 



5 - Os golpes estimulam a amplitude dos movimentos, o que requer um bocado de precisão e elasticidade. A coordenação motora e a flexibilidade são aprimoradas — até mesmo nas tarefas do dia a dia. 



6 - O boxe tailandês traz inúmeras benesses à cabeça. Além de extravasar a tensão, o muay thai ajuda seus praticantes a encarar os desafios. As aulas também são ótimas para a socialização.


Postado por: Dayane Oliveira Fiuza

Referências:


Blog Jornal da Tarde. Jornal Eletrônico Estadão. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/mulheres-aderem-ao-muay-thai/> .

Nenhum comentário:

Postar um comentário