sexta-feira, 10 de maio de 2013

Leite e Exercício: Consuma-o de maneira correta e aproveite seus benefícios


     O leite é um alimento completo pois possui valorosas propriedades nutricionais como o cálcio, proteínas de alta qualidade, carboidratos, vitaminas A, B12, K, entre outras. Porém, alguns de seus componentes, como a lactose (principal carboidrato do leite) e o elevador teor de gordura, dificultam sua digestibilidade e fazem com que os nutrientes demorem a ser absorvidos pelo organismo.

EVITE-O ANTES DOS EXERCÍCIOS
    Como a digestão do leite é lenta, o melhor é consumi-lo até duas horas antes do início do exercício, como uma corrida, para evitar desconfortos gástricos."Entre 30min e 1h antes do treino deve-se consumir alimentos de rápida digestão para garantir a energia requisitada pelos músculos trabalhados", afirma a nutricionista Raquel Francischi.

PÓS-EXERCÍCIO
   "Imediatamente depois do exercício, é essencial um alimento rico em carboidratos de absorção rápida, como pães, arroz, macarrão e até um suplemento como o gel de carboidrato", explica a nutricionista Mariana Klopfer.
   "O leite não eleva a glicemia rapidamente, não maximizando as respostas metabólicas desejadas. Por isso ele deve ser  consumido preferencialmente durante outras refeições do dia, não tão  próximo ao momento da realização da atividade física", complementa Raquel.

Contudo, muitos especialistas defendem que o alimento pode ser usado como um complemento do lanche pós-treino, colaborando para a reidratação e a recuperação muscular devido às suas proteínas de alta qualidade.

   Estudos da Universidade do Texas mostraram que o leite desnatado com chocolate pode ajudar na recuperação pós-exercício. Os esportistas avaliados melhoraram seus resultados e sua composição corporal quando comparados a outros atletas que tomavam bebidas esportivas com carboidratos. "Além disso, o sódio e o potássio, também encontrados no leite, ajudam a reestabelecer o balanço hídrico após a desidratação causada pelo exercício", afirma Juliana Stein, nutricionista.

INTEGRAL, SEMIDESNATADO OU DESNATADO?
   A principal diferença entre esses 3 leites é o índice de gordura. No mínimo 3% no leite integral, de 0,6% a 2,9% no semidesnatado e menos de 0,5% no desnatado.
  "O tipo mais indicado varia de acordo com o objetivo nutricional de cada pessoa. Atualmente, os principais órgãos de saúde internacionais recomendam a redução da quantidade de gordura, incentivando o consumo de leite semidesnatado para a população geral e desnatado para quem possui objetivos específicos, como melhora do perfil lipídico e perda de peso" orienta a nutricionista Andréa Andrade.

   Mariana acrescenta: "Á medida que se retira gordura, o teor de cálcio e proteínas do leite aumenta. Porém, há perda de vitaminas hidrossolúveis, em especial a vitamina A".

   Siga as dicas acima e inclua em seu cardápio receitas que contenham leite. Não se esqueça de consumi-las em horários distantes dos treinos.

Postado por: Dayane Oliveira Fiuza

Referência:
Revista WRun, nº 20, jan. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário