sábado, 24 de agosto de 2013

Aveia e as beta-glucanas

A aveia é um excelente cereal, que se destaca entre os demais por seu teor e qualidade proteica e por sua maior porcentagem de lipídios distribuídos por todo o grão e com predominância de ácidos graxos insaturados, possui ainda o amido como principal carboidrato, além de ser rica em fibras, principalmente beta-glucanas.

Trata-se de um alimento funcional que possui as beta-glucanas, componentes das gomas que são basicamente solúveis, tendo porém, uma proporção variável de material insolúvel.

O farelo de aveia e a aveia possuem efeito positivo na redução do colesterol e na consequente diminuição dos riscos de doenças coronárias, pois as propriedades hipocolesterolêmicas da aveia são atribuídas principalmente às beta-glucanas.

Além dos efeitos sobre o colesterol, o consumo de aveia pode diminuir a absorção de glicose, o que é benéfico para diabéticos e pode estimular funções imunológicas,

A suplementação de fibras solúveis oriundas do farelo de aveia  demonstra resultados benéficos com relação às clássicas alterações nos leucócitos circulantes (células do sangue) que podem ser induzidas pelos exercícios extenuantes, reduzindo assim a exaustão pós treino.

Postado por Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário