terça-feira, 20 de agosto de 2013

MANTEIGA X MARGARINA

A todo momento as pessoas se deparam com decisões sobre o que escolher para compor a sua alimentação. Estas seleções podem variar de acordo com o poder aquisitivo, preferência por determinada marca ou sabor, influências dos veículos da mídia, estado fisiológico e mental, entre outros aspectos.
Há alguns clássicos duelos alimentícios ao longo das prateleiras de supermercados e armazéns, como por exemplo o consumo entre a manteiga e a margarina. As manteigas tinham absoluto domínio em seu consumo até meados de 1905. Porém o processo de industrialização, trouxe a margina para fazer concorrência.

Manteiga

O surgimento da manteiga aconteceu na Mesopotâmia, em torno do ano 8 mil a.C. Existem outras registros do seu uso na Índia, no século XV a. C, de acordo com escritos vedas.
 A manteiga era considerada um artigo de luxo, pois até o século XIX era elaborada de forma artesanal.  Depois da invenção e uma espécie de centrifuga mecânica em 1870, passou a ser fabricada em massa e incorporada ao consumo diário no mundo inteiro.

Benefícios
- Rica em Ácidos Graxos Saturados (lipídeos de origem animal);
- previne contra infecções como a candidíase e micose;
- Rica em vitamina A;
- Rica em antioxidantes;

- Fonte de vitamina K;



Margarina
A origem da margarina se deu quando o imperador Napoleão III propôs um desafio para alguém descobrir algo que tivesse um gosto e aparência similar à da manteiga, porém, que custasse menos, para que pudesse alimentar as classes mais pobres e os soldados.
O descobridor foi o químico francês Hippolyte Mege Mouriés. Inicialmente, a margarina era uma mistura de emulsão de água em óleo, gordura de vaca, sebo, leite desnatado, estômago de porco e a glândula da vaca que produz o leite. Atualmente o processo industrial de produção da margarina é bem diferente, são feitas reações de hidrogenação com óleos vegetais.
Caracteristicas:
- São as maiores fontes de ácidos graxos trans. Estes AGT são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal;
- Aumenta o risco de cancro até cinco vezes mais;

- Diminui a qualidade do leite materno;

- Diminui a capacidade imunitária do corpo;


Comparando...
-Ambas têm aproximadamente a mesma quantidade de calorias;

-A manteiga tem ligeiramente mais gorduras saturadas do que a margarina;

-A ingestão de margarina pode aumentar as doenças cardíacas 53%, comparadas com a ingestão da mesma quantidade de manteiga;

-A ingestão de manteiga aumenta a absorção de muitos outros nutrientes presentes noutros alimentos;

-A manteiga tem muitos benefícios nutritivos, enquanto que a margarina só tem alguns porque foram adicionados artificialmente;



Portanto...
A margarina não faz tão bem à saúde e a manteiga, se for ingerida de forma consciente, é uma ótima fonte de gorduras, que apesar da fama de feias e más, elas são importantes para o nosso corpo.
Uma alternativa para se consumir os produtos que sejam fontes vegetais de gordura sem prejudicar o perfil lipídico é substituir a manteiga por “margarinas light”, com quantidades reduzidas de ácidos graxos trans. Porém, margarinas comuns, de alto teor de AGT, não conferem benefício sobre a manteiga.






Postado por: Gabriela Downey e Silvia Carvalho


SAWAZAKI, HAIKO ENOK; NAGAI, IROSHI; SODEK, LADASLAV. CARACTERIZAÇÃO DA VARIABILIDADE GENÉTICA EM COUVE-MANTEIGA UTILIZANDO ISOENZIMAS E RAPD. Bragantia,  Campinas ,  v. 56, n. 1,   1997 .   Available from . access on  20  Aug.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051997000100002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário