segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O WHEY PROTEIN

O Whey Protein, como é conhecido, são as proteínas do soro do leite extraídas da parte aquosa do soro do leite, durante o processo de fabricação do queijo. Durante décadas esta parte do leite era descartada pelas indústrias de alimentos. Somente em meados de 1970, pesquisadores passaram a estudar estas propriedades. Descobriu se então que estas proteínas possuem alto valor nutricional, contendo aminoácidos essenciais. Contém também grandes quantias de cálcio e peptídeos bioativos do soro.

Vários estudos mostram a sua grande efetividade quando aliados ao esporte, com possíveis efeitos sobre a síntese proteica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como modulação na adiposidade e melhoras no desempenho físico. Dentre os seus benefícios podemos destacar os efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico.

Atletas, esportistas, praticantes de atividades físicas e até mesmo portadores de doenças, vem procurando benefícios nessa fonte proteica. Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, atuam como agentes antimicrobianos, anti hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

As proteínas do soro podem exibir diferenças na sua composição de macronutrientes e micronutrientes, a apresentar variações nos resultados dependendo da forma utilizada. Segundo alguns estudos, em 100g deste concentrado proteico do soro do leite possui, em média, possui 400kcal, 80g de proteína, 7g de gordura e 8g de carboidratos. Dentre os aminoácidos 4,9mg de alanina, 2,4mg de arginina, 3,8mg de asparagina, 10,7mg de ácido aspártico, 1,7mg de cisteína, 3,4mg de glutamina, 15,4mg de ácido glutâmico, 1,7mg de glicina, 1,7mg de histidina, 4,7mg de isoleucina, 11,8mg de leucina, 9,5mg de lisina, 3,1mg de metionina, 3,0mg de fenilalanina, 4,2mg de prolina, 3,9mg de serina, 4,6mg de treonina, 1,3mg de triptofano, 3,4mg de tirosina e 4,7mg de valina, por grama de proteína.


Efeitos sobre o anabolismo muscular

A manutenção ou ganho de massa muscular, contribui para uma melhor qualidade e longevidade de vida. Os exercícios físicos, principalmente os exercícios resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular
As pessoas fisicamente ativas, necessitam de quantias proteicas maiores em relação a indivíduos sedentários. Os índices mostram que os atletas de resistência necessitam entre 1,2 a 1,4gramas de proteína por quilograma de peso, enquanto isso, atletas relacionados a esportes de força necessitam ente 1,6 a 1,8 gramas de proteína. 

O conceito de proteínas, em relação a velocidade de absorção, tem sido avaliado por diversos pesquisadores. Estudos mostram que as proteínas do soro do leite, são absorvidas mais rapidamente em relação as demais, como por exemplo a caseína. Esta absorção rápida, faz com que a concentração plasmática seja elevada logo após a sua ingestão. Portanto, supondo que após uma sessão de exercícios físicos as proteínas do soro seriam mais eficiente absorvidas e então aumentando a síntese proteica e reduzindo o catabolismo proteico.


Redução da Gordura Corporal

Praticantes de atividades físicas e atletas, procuram cada vez mais diminuir os percentuais de gordura corporal seja para bem estar físico ou mental ou melhorar o desempenho físico. Diversos estudos, demonstram que as proteínas do soro do leite favorecem o processo da redução de gordura por mecanismos associados ao cálcio e também por apresentar grandes concentrações de BCAA. Uma provável explicação seria que o aumento no cálcio dietético reduz as concentrações dos hormônios calcitrópicos, uma vez que, a sua presença possa ajudar a diminuir a deposição de gordura nos tecidos adiposos.

Estudos mostram que o grande teor de BCAA afeta os processos metabólicos, favorecendo o controle e a redução corporal. Portanto, dietas com maiores quantidades de proteínas e carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia e insulina, favorecendo a redução de gordura e preservação da massa muscular durante a perda de peso.


Outros Benefícios a Saúde Humana

Sem dúvidas, o leite é um alimento de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano. Entre as suas inúmeras vantagens, durante a amamentação nos primeiros meses de vida pode se destacar que é fundamental para o desenvolvimento do trato gastrointestinal e funções imune.
A importância das proteínas do soro no controle da hipertensão tem sido foco pois há elevação da concentração de HDL colesterol, redução da concentração de triacilgleceróis e diminuição do risco cardíaco.
Também existes estudos relacionando os efeitos da alimentação e os nutrientes presentes com as alterações de humor. O foco das pesquisas, é avaliar os efeitos da serotonina.
A proteína do soro do leite apresenta excelente perfil de aminoácidos caracterizando se como proteínas de alto valor biológico. Os aminoácidos presentes favorecem o a anabolismo, assim como a redução do catabolismo proteico e também favorecendo o ganho de força muscular, ganho de massa muscular e redução de peso.
O alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal, por mecanismo associado aos hormônios. Melhoram também, o desempenho muscular, por
diminuir a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos. Exercem papel importante na saúde humana, no controle da pressão sanguínea e como agente redutor do risco cardíaco.








Postado por: Gabriela Downey e Silvia Carvalho



Referências Bibliográficas

HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr., Campinas , v. 19, n. 4, Aug. 2006 . Available from . access on 20 Aug. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000400007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário