segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO



O envelhecimento cutâneo tem sido extensamente estudado com o objetivo de reduzirem-se seus efeitos, visto que a população em geral obteve um prolongamento no tempo de vida. Outro fator importante a cerca do envelhecimento é a imagem  pessoal, a pressão da sociedade por um padrão muitas vezes difícil de ser alcançado. Em  busca de atenuar os sinais do envelhecimento, diversos tratamentos têm sido propostos.

A pele protege o organismo contra substâncias nocivas; participa na regulação da temperatura do corpo pela sudação, secreta água, gordura e vários produtos residuais; é o órgão mais extenso sensitivo do corpo, para recepção de estímulos tácteis, térmicos e dolorosos.

É impossível evitar o envelhecimento cutâneo, mas existem fatores que fazem com que ele ocorra precocemente atuando na destruição das fibras dérmicas, proporcionando um envelhecimento visivelmente precoce. Dentre os fatores envolvidos no envelhecimento, estão a radiação ultravioleta, poluição, tabaco, entre outros.

O envelhecimento programado esperado é previsível, inevitável e progressivo acometendo todas as regiões do corpo. Ter uma alimentação rica em nutrientes e nutricionalmente balanceada melhora a síntese de colágeno que é fundamental para manter o tônus e a firmeza da derme.

A utilização de substâncias cosméticas aliada à uma nutrição adequada, pode reverter ou atenuar o envelhecimento.

Postado por: Luciana Boccardo Lins
Referência Bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário