sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Descubra as vantagens da alfarroba!

A farinha de alfarroba é conhecida como um substituto de cacau devido à sua semelhança em cor e sabor ao cacau em pó.
Ao comparar o cacau e a alfarroba, verificamos que o primeiro tem elevado teor em lipídeos (cerca de 23%), enquanto que na farinha de alfarroba esse teor é inferior a 1%. A gordura do cacau é essencialmente constituída de ácidos graxos saturados e, além disso, o cacau contém duas substâncias alcaloides – a cafeína e a teobromina – fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco.
Esses alcaloides são capazes de serem passados para bebês em fase de aleitamento através do leite materno. O cacau também possui a feniletilamina que é um composto que pode provocar enxaqueca e reações alérgicas. Já a farinha de alfarroba não possui nenhum destes compostos.
Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônico-degenerativas. Entre os antioxidantes, no entanto, verifica-se a presença dos taninos, substâncias que causam adstringência do produto, sendo uma de suas desvantagens na aceitação deste.
A farinha de alfarroba contém, em média, 48 a 56% de açúcar, 18% de fibras, 0,2 a 0,6% de gordura, 4,5% de proteína. É exatamente o menor teor de lipídios, associado ao menor teor de compostos antinutricionais, que é apontado como a vantagem da utilização da alfarroba em relação ao cacau em pó, visto que estes fatores reduzem os efeitos calóricos da alfarroba.
O efeito benéfico das fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestinobem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras. No entanto, este baixo índice de gordura, torna o produto mais seco.
Com relação aos minerais, o conteúdo de potássio, cobre, ferro e manganês atendem com mais de 20% das recomendações para um adulto em 100 g de farinha de alfarroba. Eles são essenciais na alimentação, pois apresentam importantes funções no organismo, como contração muscular e equilíbrio ácido-base; síntese de colágeno e hemoglobina; constituinte da hemoglobina e mioglobina; constituem sistemas enzimáticos essenciais, respectivamente, além de possuir considerável teor de cálcio e de fósforo.




Confira esta receitinha com alfarroba!



Creme de alfarroba

Ingredientes:
1 barra de 50g de alfarroba       
1 xic. (chá) de leite desnatado 
2 col. (chá) de aveia               
3 col. (chá) de açúcar mascavo        
1 col. (chá) de amido de milho 

Modo de preparo: 
Em uma panela, coloque a barra de alfarroba e mexa sem parar até derretê-la. Adicione o leite, a aveia, o açúcar e o amido e mexa sem parar, até engrossar. Desligue o fogo e sirva gelado.    

Rendimento: 2 porções  
Calorias por porção: 120





Fonte: Alfarroba: uma alternativa para o “chocolate saudável”. Disponível: http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2012/04/alfarroba-uma-alternativa-para-o.html#more

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/boa-forma/alfarroba-8-receitas-para-fazer-com-o-chocolate-da-moda#8




Publicado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio



Nenhum comentário:

Postar um comentário