quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Saiba mais sobre a Osteoporose



O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. 
A osteoporose, que literalmente significa “osso poroso”, é uma doença sistêmica que ataca o esqueleto e é caracterizada pela redução da densidade óssea e pela deterioração da arquitetura do tecido ósseo. Essa doença tem maior ocorrência na população feminina, em função desta apresentar um menor pico de massa óssea e também das consequências provenientes da menopausa.
A menopausa representa um período de transformação na vida da mulher, no qual ela se confronta com problemas médicos e psicológicos. Além dos calores, dores de cabeça, sudorese, fadiga, a disfunção sexual e a redução de estrogênio podem causar uma perda massiva e acelerada de massa óssea.

Sintomas

Com a evolução da perda óssea, em fases mais avançadas, os sintomas podem surgir, tais como:
- Dor nas costas, que pode ser grave se causada por uma vértebra fraturada ou colapsada comprimindo um nervo;
- Ombros caídos e presença de postura curvada (corcunda);
- Dificuldade em alcançar os armários mais altos;
- Abdômen mais proeminente;
- Fraturas das vértebras, punhos, quadris e outros ossos.

A boa notícia é que agora a osteoporose é uma condição altamente tratável e, com uma combinação de mudanças no estilo de vida e tratamento médico adequado o risco de fraturas pode ser reduzido.

Tratamento

O tratamento medicamentoso só funciona se forem tomadas como recomendadas pelo médico. É um verdadeiro desafio fazer com que pessoas com osteoporose tomem os medicamentos corretamente justamente pela ausência de sintomas. Como resultado, metade das pessoas param o tratamento após apenas um ano. Além disso, suplementos de cálcio e vitamina D podem ser prescritos para assegurar a ingestão adequada e para assegurar a máxima eficácia da terapia medicamentosa.

Médicos e pacientes devem também estar conscientes de que a atenção para fatores de estilo de vida devem andar de mãos dadas com qualquer tratamento medicamentoso prescrito. O aconselhamento nutricional e de estilo de vida para a construção de ossos fortes na juventude é tão fundamental quanto nos adultos.

Como a alimentação pode ajudar?


- Certificar-se de ter uma dieta nutritiva com ingestão de cálcio adequada;
- Manter um consumo adequado de vitamina D;
- Evitar o consumo excessivo de álcool.
Alimentos fontes de vitamina D e Cálcio: Leite e derivados, manteiga, sardinha, salmão e atum.
Alimentos fontes de Cálcio: Tofu, semente de gergelim, soja e seus derivados, linhaça, aveia, chia, grão de bico, oleaginosas e vegetais verdes escuros.
Alimentos fontes de Vitamina D: Gema de ovo e arenque.

Pratique atividade física!

A osteoporose afeta de forma negativa a qualidade de vida da paciente, limitando a realização de suas atividades da vida diária. A dor crônica gerada por ela pode levar à depressão, à ansiedade, à frustração e ao isolamento social. O exercício físico se torna então, intervenção fundamental aumentando a confiança para a realização das tarefas de forma independente.
Um programa de treinamento objetivando o aumento da força muscular, principalmente de membros inferiores, é necessário para prevenir a ocorrência de quedas e fraturas nessa população. A redução do equilíbrio aumenta o risco e o medo de quedas, e a mobilidade torna o indivíduo mais independente.
Indivíduos frágeis, que apresentam equilíbrio e movimentos prejudicados, podem buscar os mesmos benefícios da prática de exercício convencional, ao se exercitarem na água. O ambiente aquático, além da estabilidade e coordenação, estimula os sistemas visual, vestibular e perceptivo.



Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.



Fontes:

CAPUTO, E. L.; COSTA, M. Z. Influência do exercício físico na qualidade de vida de mulheres pós-menopáusicas com osteoporose. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 54, n. 6, p. 467-473, nov./ dez. 2014.
Dia Mundial da Osteoporose. Disponível em: www.endocrino.org.br/dia-mundial-da-osteoporose/.
Fundação Internacional da Osteoporose. Disponível em: http://osteoporosisinlatinamerica.com/pt.
MENEZES, F. Nove alimentos aliados da saúde dos ossos (e um  inimigo). Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12124-nove-alimentos-aliados-da-saude-dos-ossos-e-um-inimigo.
PAULA, W. Vitamina D e seu papel no metabolismo de cálcio e de fósforo. Disponível em: http://blogbionut.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html.
TAVARES, L. 10 alimentos fonte de cálcio que não contém leite. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16122-10-alimentos-fonte-de-calcio-que-nao-contem-leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário