quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Água x importância na atividade física



Quando praticamos exercícios, devemos ter cuidados, não só na escolha dos alimentos que comemos, mas também no conteúdo e nas quantidades de líquidos que ingerimos. Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, nossa ingestão hídrica deve ser aumentada para que a falta de hidratação não traga malefícios ao nosso organismo.
Durante a prática da atividade física, a taxa de transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.
Através da transpiração, ocorre a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro) causando a desidratação, que acarreta na diminuição do volume de sangue em cada bombeamento (batimento cardíaco) realizado pelo coração. Entretanto, o organismo mobiliza a água de várias partes do corpo para o sangue. Sendo esse mecanismo insuficiente, ocorre um aumento da freqüência cardíaca na tentativa de manter o bombeamento de sangue e a pressão arterial em condições normais. Quando o aumento da freqüência cardíaca é insuficiente ocorre redução de força aeróbia (capacidade respiratória) e prejuízo no desempenho durante a atividade física.

Funções importantes da água:

·         Solvente: permite a diluição de muitos compostos, o que facilita a excreção de toxinas e resíduos pela urina.
·         Transportadora de nutrientes, enzimas, hormônios e células sanguíneas.
·         Lubrificante e fluidificadora: combinada às substâncias viscosas a água forma fluídos que lubrificam as articulações e mucosas e fluidifica secreções como suco Digestivo e saliva.
·         Regulação térmica: absorção de calor e liberação deste por evaporação;
·         Estrutural: mantém o formato das células.

Desidratação

Sinais: cefaleia,fadiga,apetite diminuído ,olhos encovados, mucosas da boca e nariz secos ,taquicardia, urina concentrada ( amarelada).


Excesso de água pode levar a hiponatremia–baixa concentração de sódio no sangue. Esta condição leva a edema no sistema nervoso central ,congestão pulmonar e fraqueza muscular.



Escrito por: Anna Katina


Fonte: 
Carmo FFD, Magalhães FC, Machado-Moreira CA, Rodrigues LOC, Silami-Garcia E. Volume de água ingerida ad libitum e volume de suor produzido durante um exercício submáximo e prolongado realizado em ambiente quente e seco [Abstract]. Anais da XIX Reunião Anual da FeSBE, 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário