sábado, 25 de novembro de 2017

Fitoterapicos e atividade fisica

Fitoterápicos



A busca pelo modelo ideal de corpo perfeito e que vem sendo estabelecido principalmente pela mídia é crescente, fazendo com que inúmeras pessoas acabam ultrapassando suas limites com relação à própria estrutura física, na tentativa da obtenção de uma aparência estética que julgam ser mais importante que o cuidado com a própria saúde . Este referido modelo estético e a falta de uma cultura corporal saudável têm levado a população a usar de forma abusiva substâncias tidas como promotoras de melhorias estéticas . Dentre estas substâncias, destacam-se os fitoterápicos, medicamentos à base de plantas, tidos popularmente como menos agressivos à saúde. Entretanto muito destes fitoterápicos são utilizados com base em informações não científicas como fóruns de discussão na internet, blogs e também na oralidade que ocorre principalmente no contexto das acadêmicas de ginástica . São muitos os efeitos prometidos pelos fabricantes dos produtos fitoterápicos, tais como, a melhoria da capacidade de trabalho, a eliminação do cansaço mental, a melhoria do desempenho físico dentre outros essas substâncias capazes de produzir esses tipos de efeitos são chamadas de substâncias ergogênicas . Muitas destas substâncias ditas leigamente como ergogênicas produzem efeitos diretamente contrários, e assim sendo consideradas como substâncias ergolíticas e acabam por interferir negativamente no rendimento de quem as utiliza . Sendo assim a ganância por obter um ótimo desempenho numa atividade física e um corpo idealizado pela sociedade fez com que o conceito de “Esporte e Saúde” entrasse em detrimento uma vez que apenas a estética seja enfatizada. Tendo em vista a demanda crescente da utilização de fitoterápicos em academias de musculação nota-se que a prescrição por profissionais capacitados é de fundamental importância para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, devendo ter como base a comprovação científica e dosagens específicas individuais. 

Portanto , se atende na ingestão de fitoteraicos sem a devida orientação, segundo a legislação brasileira, são profissionais capacitados para prescrever fitoterápicos comumente usados em academias os médicos (CFM, 1992), nutricionistas (CFN, 2013), além do farmacêutico, que formalmente não é um profissional prescritor, mas que pode indicar o uso de fitoterápicos isentos de prescrição (CFF, 2011).  

Fonte :Bruno Esteves Conde, Arthur Ladeira Macedo, Amanda Surerus Fonseca, Aline Moreira Siqueira, Gabriel Hiotti Lino de Souza, Andréa Esteves Martins, Izabela Taiana Salazar Rogério. ESTUDO CRÍTICO SOBRE UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO - perspectivaonline 

Nenhum comentário:

Postar um comentário