quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Os benefícios do potássio à saúde

O potássio é o cátion intracelular mais abundante no organismo (100 a 150mmol/L) e desempenha importantes funções fisiológicas. Sua absorção ocorre a partir do trato gastrointestinal, de forma rápida e normalmente completa, ocorrendo no intestino delgado. Em indivíduos saudáveis, 60% a 80% do potássio filtrado no glomérulo renal são reabsorvidos por mecanismos ativos e passivos no túbulo proximal, 30% são reabsorvidos no ramo ascendente da alça de Henle e, apenas, 10% chegam ao néfron distal para serem excretados.  

Sua homeostasia depende do equilíbrio entre ingestão, absorção e excreção deste eletrólito. Os principais responsáveis pela manutenção nas concentrações séricas normais de potássio são os rins, o TGI e o transporte transmembranar de potássio a partir do fluido extracelular para o intracelular e vice-versa. Esse processo é controlado por diversos hormônios e pela atividade do sistema nervoso simpático, entre os fatores que estimulam sua capacidade estão a insulina, os agonistas de receptores beta-adrenérgicos, aldosterona, bicarbonato, hipotermia e hematopoiese.   

Entre suas ações na promoção da saúde e no adequado funcionamento do organismo está a ação na saúde cardiovascular, principalmente, pelo seu efeito sobre a pressão arterial. A hipertensão é um dos fatores de risco mais modificáveis no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e doença renal crônica, além da redução de sódio. Estudos mostram que dietas ricas em potássio – sendo frutas e vegetais as principais fontes – parecem exercer um efeito positivo no tônus vascular pela redução da pressão arterial. Observou-se, ainda, que uma dieta rica em potássio provocou maior redução da pressão arterial em relação à dieta com teor de sódio reduzido, uma meta-análise de 19 testes de suplemento de potássio revelou resultados significativos na redução da pressão arterial sistólica em 5,9 mm Hg e a pressão arterial diastólica em 3.4 mm Hg. 13. Dessa forma, sugere-se como estratégia importante em tratamentos de hipertensão o aumento das fontes de potássio em vez de apenas restringir o consumo de sódio na alimentação.

Na arritmia cárdica, o potássio, também, regula a atividade elétrica, para tanto, contribuindo para o controle dos batimentos cardíacos e atividade muscular das células nervosas. A sua deficiência pode levar a um quadro de arritmia e, em casos severos, o indivíduo pode apresentar risco de morte. Entretanto a arritmia não costuma ser decorrente de um quadro de hipocalemia. Já na insuficiência cardíaca congestiva (ICC), operam vários mecanismos compensatórios que podem influenciar o metabolismo dos eletrólitos. A ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona causa retenção de sódio, potássio e magnésio. O hiperaldosteronismo pode aumentar o sódio intracelular e diminuir o potássio intracelular, desde que o magnésio seja um íon necessário à função da bomba de Na/K. Em 297 pacientes tratados com diuréticos, foi verificado que 42% apresentaram hipocalemia; 37%, hipomagnesemia; e 12%, hiponatremia. Também, foi verificado que 57% tinham excesso de Na muscular; 52% tiveram depleção de K muscular; e 43%, baixo Mg no músculo. Foi igualmente demonstrando que baixo K muscular não foi corrigido pela suplementação de potássio quando havia deficiência concomitante de Mg, além disso, infusões de Mg podem alterar a relação normal de eletrólitos extra e intracelulares. 




Por: Thayná Galvão 




FONTES: 
PASCHOAL, V. Suplementação funcional magistral: dos nutrientes aos compostos bioativos. São Paulo: Valeria Paschoal, 2008. 

MITCHESON, J. S. H potassium channels and the structural basis of drug-induced arrhythmias. Chemical research in toxicology, v. 21, n. 5, p. 1005-1010, 2008.
  
COPETTI, C.; OLIVEIRA, V. R.; KIRINUS, P. Avaliação da redução de potássio em hortaliças submetidas a diferentes métodos de cocção para possível utilização na dietoterapia renal. Revista de Nutrição, v. 23, n. 5, p. 831-838, 2010. 

SCHIEFERDECKER, M. E. M.; THIEME, R. D.; HAUSCHILD, D. B. Vitaminas, Minerais e Eletrólitos: Aspectos Fisiológicos, Nutricionais e Dietéticos. Rubio, 2015.


WEAVER, C. M. Potássio e Saúde. Advances in Nutrition v. 4, n. 3, p. 368-377, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário