sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Vitamina B12: Essencial para o corpo


A vitamina B12 é hidrossolúvel e não-sintetizada pelo organismo humano,é também chamada de cobalamina, e está presente em alimentos de origem animal.A vitamina B12 é essencial e desempenha um papel fundamental em variados processos no organismo. 

A principal fonte dietética desta vitamina, é a partir de protéinas animais , como vísceras de gado, peixes, frutos do mar, ovos e leite. As frutas, cereais e vegetais geralmente são pobres em vitamina B12.

A absorção da cobalamina ocorre no trato gastrointestinal humano , e seu armazenamento ocorre no fígado.

Cerca de 60% dos casos de deficiência de vitamina B12  resultam da má-absorção da cobalamina a partir da dieta, entre 15% e 20% são decorrentes de anemia perniciosa, e os demais estão associados à dieta insuficiente e a doenças hereditárias do metabolismo da cobalamina .

Sua deficiência é muito freqüente entre idosos, vegetarianos e indivíduos que adotam baixa dieta protéica ou apresentam problemas de absorção gastrintestinal. A deficiência de vitamina B12 leva a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares.

O tratamento para deficiências de vitamina B12 normalmente são feitos com administração intramuscular e pelo uso oral da vitamina de acordo com o diagnóstico de cada paciente.




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Vitamina B 12 : metabolismo e aspectos clínicos de sua deficiência. Disponível em http://scielo.sld.cu



Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. Disponível em http://www.scielo.br




Por:Érika



Nenhum comentário:

Postar um comentário