quarta-feira, 3 de maio de 2023

Os efeitos da Cafeína na concentração e disposição.

 


 

 


A atualmente a cafeína é a substância estimulante mais consumida no mundo. Cerca de 90% dos adultos consomem diariamente a cafeína encontrada em alimentos como: café, folhas de chá ,chocolate, ou suplementos.  Se for ingerida dentro das quantidades recomendadas, pode trazer muitos benefícios a nossa saúde , relacionados ao alto nível de concentração e disposição para a realização de tarefas ou exercícios físicos.

Alguns estudos relatam que a ingestão de cafeína pode melhorar muitos mecanismos cognitivos comportamentais associados ao esporte e às tarefas do dia a dia com aumento da energia e diminuição do cansaço. As evidências também mostram benefícios no aumento da atenção e concentração devido à sua capacidade de estimular o sistema nervoso, produzindo certo estado de alerta de curta duração, sendo uma alternativa para aumentar o foco no estudo ou no trabalho. Estes efeitos podem ser obeservados após a ingestão de doses baixas a moderadas (50-300 mg) de cafeína.

       O seu mecanismo de ação está associado à sua ação inibidora sobre os receptores do neurotransmissora adenosina, responsável por nos deixar mais calmos e sonolentos e está situado nas células nervosas. Sendo assim, o efeito da cafeína é oposto ao da adenosina. Com isso, temos a sensação de revigoramento, aumento da disposição e energia, menos sono e menos fadiga. A  cafeína também exerce um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns noéuttircoas neurotransmissores e hormônios, como a adrenalina.

SENSAÇÃO DE REVIGORAMENTO, AUMENTO DA DISPOSIÇÃO E ENERGIA, MENOS SONO E MENOS FADIGA

Outro estudo comprovou que participantes que consumiram cafeína, cometeram menos “alarmes falsos” do que os participantes que não consumiram cafeína em uma atividade proposta, comprovando que esta substância traz benefícios também sob concentração prolongada.

Uso da cafeína em atividades físicas:

Os benefícios relacionados ao aumento da disposição e energia, contribuem para o desempenho nos exercícios ou provas de resistência, além da melhora na performance cognitiva e no alerta.

Um estudo recente, publicado em fevereiro de 2020, mostrou que os praticantes de atividades físicas que ingeriram cafeína no pré-treino relataram uma sensação de esforço significativamente menor durante o exercício e tiveram uma recuperação pós-exercício mais rápida.

O desencadeamento das respostas fisiológicas e metabólicas estão associados à quantidade ingerida. Portanto, a dosagem de cafeína é fator determinante na melhora do desempenho físico. Evidências também apontam o aumento da lipólise após a ingestão de cafeína devido ao seu efeito termogênico e lipolítico, principalmente em indivíduos não obesos.

       Até final do ano de 2003, a cafeína fazia parte da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA), na classe de estimulantes (A) e o limite estipulado para caso positivo de doping até aquele momento era de 12μg/mL de cafeína na urina. Contudo, devido às dificuldades de se estabelecer um valor limítrofe, desde o ano de 2004 a cafeína foi incluída junto com outras substâncias em um programa de monitoramento da WADA, não sendo essa considerada substância proibida, condição esta que se estende até os dias atuais.9

Cafeína e recomendações:

Para se obter os benefícios da cafeína, é de extrema importância não ultrapassar as quantidades recomendadas.

A dose de cafeína considerada segura para adultos é de até 400mg por dia (cerca de 5,5mg/kg de peso corporal), desde que não se ultrapasse 200mg a cada dose única. Sua absorção é muito rápida e é possível perceber seus efeitos de 30 a 60 minutos após a ingestão na grande maioria das pessoas.10

Altas concentraçoes  de cafeína podem ainda provocar insônia, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, além de náuseas e desconforto gastrointestinal.11 Por isso, é importante fazer o acompanhamento com um profissional de saúde médico ou nutricionista para melhores orientações quanto a dosagem, tolerabilidade, estratégias de uso ou mesmo sobre quando suspendê-lo. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis à cafeína, mesmo sem o consumo de elevadas quantidades de café. Nestes casos, não é recomendada altas doses de cafeína.Pessoas naturalmente ansiosas ou que sofrem ataques de pânico, podem sentir aumento da ansiedade ao consumir altas doses de cafeínas.

Em razão que parte dos efeitos da substancia cafeina estão relacionados com o aumento da energia, disposição e concentração, talvez não seja uma boa ideia fazer uso dela próximo da hora de dormir.





referncias:  https://www.avantenestle.com.br/conteudos-cientificos/nutricao-esportiva/cafeina-e-seus-efeitos-na-disposicao-e-concentracao


escrito pelas estagiarias : Juliana Freitas e Livia Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário